Lamego: Diocese criou a empresa «Remédios Tourism Excellence»

«Queremos levar Lamego para o mundo, mas queremos trazer também o mundo para Lamego –  Padre Filipe Pereira

Lisboa, 28 fev 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego criou a ‘Remédios Tourism Excellence’, empresa ligada ao Santuário dos Remédios, com o objetivo de ter “uma base de produtos turísticos religiosos”, que está presente no ‘Turismo Religioso’ da Bolsa de Turismo de Lisboa 2024.

“Cada vez mais, queremos levar Lamego para o mundo, mas queremos trazer também o mundo para Lamego. Ou seja, nós temos de trabalhar de forma profissional, estamos sempre a ser abordados, no dia-a-dia, e faz todo sentido termos uma agência e uma operadora também para trabalhar com as outras agências e operadores de forma profissional, salvaguardando sempre o nosso património e sobretudo o nosso sentido religioso que é evangelizar também para quem nos visita”, explicou o padre Filipe Pereira, esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, à Agência ECCLESIA.

O entrevistado, responsável pela Pastoral do Turismo da Diocese do Lamego, explicou que a ‘Remédios Tourism Excellence’ é também uma forma de “canalizar os recursos”, ou seja, os lucros que tiverem, no final de cada ano, vão ser para a “conservação e qualificação do património religioso da Diocese Lamego”.

A nova empresa da Diocese de Lamego, operadora turística e agência de viagens, que já vinha a ser pensada desde a criação do Departamento da Pastoral do Turismo, em 2019, e foi criada agora por causa do “interregno da pandemia”, tem o objetivo de vender e organizar viagens e captar também operadores estrangeiras para levar a este território os “peregrinos que são movidos pelo turismo de fé”.

“Nós vendemos um produto para além dessa particularidade de visitas ao nosso património, sobretudo Lamego e Santuário da Lapa, santuários marianos que têm grande, grande, grande afluência, e, logicamente, que para além disso temos os outros produtos desde o enoturismo, o turismo da natureza e também enquadramos o nosso Rio Douro”, desenvolveu o padre Filipe Pereira, em declarações na BTL 2024.

O diretor da Pastoral do Turismo da Diocese do Lamego salienta que em Lamego, nomeadamente no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, é um local muito “requisitado, muito procurado”, e contabiliza que terminam o ano com “mais de 1 milhão de visitas”.

“Temos vários tipos de pessoas que nos visitam, que nos procuram: Há o turista normal, há o turismo que vem com o turismo de fé e os peregrinos, muitos peregrinos a visitar movidos pela fé, pelas suas promessas, e agora também pelos Caminhos Santiago”, acrescentou.

O padre Filipe Pereira salienta que têm várias pessoas, vários turistas que procuram este santuário em Lamego e, por parte das suas estruturas, da diocese, “procuram sempre dar esse apoio aos peregrinos, aos turistas”, com “um recursos humanos qualificados” e também com o apoio das Irmãs Franciscanos Hospitaleiras que, “no seu quotidiano, têm essa missão de acolher e evangelizar” e, sobretudo, acompanhar quem visita o santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

A Diocese de Lamego está a participar, pela primeira vez, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no espaço do ‘Turismo Religioso’, promovido pelo Município de Ourém, onde a Igreja Católica em Portugal está também presente através da Pastoral do Turismo – Portugal e do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, organismos da Conferência Episcopal Portuguesa.

CB

Partilhar:
Scroll to Top