Lamego: Clero em retiro recebeu «cinco conselhos práticos para padres de hoje»

Sacerdotes diocesanos foram desafiados à “fidelidade criativa” e a “caminhar em conjunto”

Foto: Diocese de Lamego

Lamego, 28 jan 2023 (Ecclesia) – O clero de Lamego realizou o seu retiro anual, orientado pelo cónego António Jorge Almeida, da diocese de Viseu, que abordou o “tempo das igrejas vazias” e deixou “cinco conselhos práticos para padres de hoje”.

No tempo das “igrejas vazias“ torna-se mais urgente viver o ministério com uma fidelidade criativa, o que exige, hoje muito, a coragem de caminhar juntos, como os apóstolos ao encontro e após a experiência do túmulo vazio”, pode ler-se na partilha deixada no site diocesano.

O retiro anual realizou-se na casa da Obra Kolping de Lamego onde o “clero diocesano lamecense se reunir para refletir, orar em conjunto, meditar e conviver”. 

O Cónego António Jorge dos Santos Almeida, Reitor do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, Vice-Reitor do Seminário Maior de Viseu, Membro do Cabido da Sé de Viseu e do Conselho Presbiteral da Diocese de Viseu proporcionou aos sacerdotes presentes a “oportunidade de renovar a alegria” do sacerdócio.

“E deixou-nos conselhos práticos para padres de hoje; 1. Uma biblioteca pequena mas selecionada; 2. Não fugir às questões das pessoas; 3. Reservar tempo para a oração e estudo; 4. Programar a tempo a participação em iniciativas de formação permanente 5. Envolver leigos sérios e maduros nas questões sobre a fé, a moral, a vida social, cultural e política”, informa.

O retiro terminou com a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo de Lamego, D. António Couto, que na sua homilia deixou uma mensagem de fraternidade. 

“Como é agradável os irmãos viverem unidos em comunhão, Estamos aqui porque Deus aqui nos chamou, mais, exigiu como um mandamento, ordenou, tal como Cristo convidou, mais, ordenou aos Apóstolos nas margens do mar da Galileia. Diz-nos: Vou enviar pescadores para juntar pecadores, pescar homens. Vivei à luz da Palavra de Deus e como a disponibilidade de Maria: Eis-nos aqui”, proferiu. 

SN

Partilhar:
Scroll to Top