Laicado e Família: Encontro de formação vai realizar um «laboratório para o discernimento pastoral»

Foto Arlindo Homem

Lisboa, 27 ago 2021 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal Laicado e Família vai promover um encontro de formação sobre o tema “Sinodalidade para a Missão: um laboratório para o discernimento pastoral”, no Seminário de Leiria, entre os dias 2 e 5 de setembro.

A formação, destinada a agentes pastorais da Pastoral Juvenil, Vocacional, Familiar e do Ensino Superior é orientada pelo padre salesiano Rossano Sala, professor da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, que foi secretário Especial da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e é ainda Consultor da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

“Pretende-se, com este encontro, proporcionar espaços de diálogo e reflexão sobre os caminhos para uma pastoral missionária e evangelizadora, através de um programa de formação ao estilo laboratorial, centrado em atividades de partilha de experiências dos diversos atores das pastorais envolvidas e de construção de saberes em grupo, na procura de metodologias de ação e comunicação que promovam o discernimento e o acompanhamento pastoral”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Comissão Episcopal Laicado e Família convida jovens, casais e coordenadores dos movimentos e animadores das congregações a participar no encontro de formação, apresentada de uma “forma laboratorial” pelo seu presidente.

Foto Agência ECCLESIA/MC

“Será em forma laboratorial, de proposta de alguns pontos de reflexão, reflexão em grupo, ou seja, que os participantes sejam os protagonistas, em parte dos projetos que depois poderão nascer desta experiência, deste seminário de formação”, disse D. Joaquim Mendes à Agência ECCLESIA.

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família explica que para além da parte formativa, “teórica, dos princípios, dos conteúdos”, o encontro vai proporcionar “uma experiência eclesial”, e o Seminário de Leiria “proporciona esta experiência comunitária, esta experiência sinodal”.

Viver uma experiência de discernimento pastoral, “segundo as três etapas – reconhecer, interpretar, escolher – e experimentar um estilo sinodal, “no triplo movimento: comunhão, participação, missão”, são objetivos desta formação.

D. Joaquim Mendes refere que esperam que os participantes destas quatro áreas pastorais depois possam “fazer este caminho nas suas próprias dioceses de uma forma integrada”, com as diversas áreas de pastoral e “desenvolvendo projetos pastorais conjunto”.

“A nossa preocupação, neste caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, é a receção do sínodo, operacionalizar as propostas que o sínodo fez em relação à pastoral juvenil, do acompanhamento dos jovens e da formação dos animadores e qualificação daqueles que acompanham”, desenvolveu o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

CB/PR

https://agencia.ecclesia.pt/portal/evento/portugal-comissao-episcopal-do-laicado-e-familia-promove-laboratorio-para-o-discernimento-pastoral/?instance_id=5064

Partilhar:
Scroll to Top