JMJ Lisboa 2023: Organização apresenta calculador da pegada carbónica dos peregrinos

Iniciativa reforça «compromisso com a sustentabilidade ambiental»

JMJ Lisboa 2023

Lisboa, 06 jul 2023 (Ecclesia) – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 apresenta hoje o “calculador da pegada carbónica dos peregrinos”, numa iniciativa da Novo Verde e a ERP Portugal.

“Respondendo ao apelo do Papa Francisco, a preocupação com a Casa Comum está presente através do cálculo da pegada de carbono dos seus peregrinos. Com este objetivo, a ERP Portugal e a Novo Verde desenvolveram o calculador de pegada carbónica, disponível para todos os peregrinos inscritos”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta ferramenta ficará acessível através da APP da JMJ Lisboa 2023 e contempla as atividades realizadas “desde o ponto de origem até ao último dia da Jornada”.

Através de um questionário inicial, “é possível a cada peregrino descobrir a sua pegada estimada até ao final do encontro”.

A Novo Verde e a ERP Portugal, respetivamente entidades gestoras de resíduos de embalagem e de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, visitam a sede do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 pelas 17h00.

A iniciativa visa reforçar o “compromisso com a sustentabilidade ambiental” da JMJ, cuja edição internacional vai decorrer pela primeira vez em Portugal, de 1 a 6 de agosto.

“O peregrino tem a possibilidade de aprender, melhorar e mitigar ações, por forma a reduzir o seu impacto. Estas medidas de mitigação permitem uma maior consciencialização ambiental, levando a que cada peregrino adote práticas mais sustentáveis, não apenas na Jornada Mundial da Juventude, mas para o resto da sua vida”, acrescenta a organização.

O presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, também visita a sede do COL, esta quinta-feira, pelas 14h30, para um encontro com o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar.

A JMJ Lisboa 2023 assume um forte compromisso com a sustentabilidade, pretendendo que seja incorporada nas múltiplas vertentes da sua organização e também na consciencialização dos peregrinos para que assumam esta preocupação ao longo de toda a sua vivência”.

Tendo como foco a redução do consumo de novos plásticos, a JMJ Lisboa 2023 “optou por colocar etiquetas de cartão em todo o merchandising, evitando ao máximo o plástico e mesmo as embalagens de plástico”.

A organização optou ainda por incluir no Kit do Peregrino uma garrafa de água reutilizável ECO, para “motivar um consumo de água de forma mais sustentável”.

Outra das iniciativas realizadas para compensar parte da pegada ambiental é a plantação mundial de árvores: segundo o último balanço, foram já plantadas perto de 17 mil.

OC

Partilhar:
Scroll to Top