Pastoral Juvenil: Jovens dizem «basta» à guerra no modelo de catequeses Rise Up do encontro nacional da juventude «Rejoice»

Participantes vão ser convidados a dialogar e refletir sobre a temática da paz

Foto: Arlindo Homem/Patriarcado de Lisboa

Lisboa, 20 out 2024 (Ecclesia) – Os jovens participantes do encontro nacional da juventude “Rejoice” vão ser desafiados esta manhã a debater sobre a paz, nos encontros Rise Up, em várias paróquias da capital portuguesa.

“Não poderia ser de maneira diferente. Neste contexto em que nós vivemos, mundial, em que os jovens são todos os dias confrontados com tantos lugares onde a guerra está presente, os jovens portugueses também querem dizer basta de guerra, vamos construir a paz”, afirmou o diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, em declarações à Agência Ecclesia, este sábado.

Segundo João Clemente, vai haver um momento para os jovens se conhecem, seguindo-se a oração, “com um ensinamento, uma pequena catequese”.

“Depois os jovens, em pequenos grupos, mais ou menos 10 jovens, irão refletir sobre o tema e partilhar aquilo que também lhes parece que é a forma de construir a paz. Portanto, escutar a palavra, escutar a doutrina da Igreja, e ao mesmo tempo pôr os jovens a dialogar uns com os outros”, referiu o responsável.

As guerras em várias geografias do mundo vão estar presentes no diálogo, proporcionado pelo novo modelo de catequeses que surgiu na JMJ Lisboa 2023.

Uma destas dimensões da forma como a paz vai ser refletida pelos jovens é precisamente o contexto da guerra na Ucrânia, a guerra agora no Líbano, na Terra Santa. É muito estes lugares de guerra, como outros lugares em África”, salientou João Clemente.

Além da paz no mundo, também a paz interior e na família/namoro vão ser abordadas entre os jovens.

Ao todo, serão 10 paróquias a receber os encontros Rise Up, com diferentes equipas de animação, algumas com bispos presentes.

Também na Vigília de oração, que decorreu na noite deste sábado, o apelo à paz esteve presente, com testemunhos de pessoas que viveram situações de guerra e violência.

O momento foi inspirado pela mensagem do Papa para o XXXIX Dia Mundial da Juventude, intitulada “Aqueles que esperam no Senhor, caminham sem se cansar”.

Organizado pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa e pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o encontro nacional da juventude “Rejoice” decorre este sábado e domingo, na área exterior do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa.

O encontro pretende evocar a realização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, fazendo eco dos frutos que trouxe à cidade de Lisboa e ao país, e preparar o futuro da pastoral juvenil católica em Portugal.

Além disso, o “Rejoice” tem como objetivo ser o início da caminhada rumo ao Jubileu dos Jovens em julho/agosto de 2025.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top