JMJ 2023: Milhares de jovens vivem primeiro banho de multidão em Lisboa (c/fotos)

«Colina do Encontro» acolhe milhares de peregrinos, para Missa de abertura

Foto: Lusa

Lisboa, 01 ago 2023 (Ecclesia) – Dezenas de milhares de peregrinos acorrem, há várias horas, à Colina do Encontro (Parque Eduardo VII), para a Missa de Abertura da JMJ Lisboa 2023, o primeiro encontro dos jovens neste encontro mundial.

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, preside à celebração, no altar-palco especialmente preparado para esta Jornada, que tem acolhido desde o início da tarde vários momentos de animação musical.

Pelo palco passaram Cleiton Saraiva (Brasil), Joe Melendrez (Inglaterra), a banda JIM, a Banda Missio (Portugal), e os MasterPlan (Dubai).

A celebração marca a estreia do Coro e Orquestra da JMJ, que vai executar um texto inédito do cardeal Tolentino Mendonça, ‘Louvor da bem-aventurada’: “Há horas que parecem um alto muro/ e a alegria coisa vedada/mas Deus nos aponta um futuro/no sorriso da bem-aventurada”.

Uma das novidades é a integração de ouvintes e não ouvintes, simultaneamente, num coro, com a participação de cantores surdos do projeto ‘Mãos que falam’.

Na celebração, os participantes rezam “pela paz no mundo e pelo fim das guerras”, propondo a vivência da “comunhão fraterna”.

Os jovens rezam ainda pela JMJ Lisboa 2023, para que seja “momento de encontro de Cristo com os jovens, fortalecendo a fraternidade além-fronteiras”.

Durante a JMJ Lisboa 2023, o espaço do Parque Eduardo VII tem a designação de ‘Colina do Encontro’, tal como é tradição das Jornadas Mundiais da Juventude.

O responsável pela Direção Logística da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 informou esta tarde que a capital portuguesa recebeu cerca de 200 mil peregrinos, no primeiro dia deste encontro, num total de 354 mil jovens que completaram a sua inscrição..

“190 a 200 mil peregrinos terão feito check-in em Lisboa, os peregrinos continuam a chegar”, disse Jorge Messias, aos jornalistas, lembrando que as inscrições para a JMJ continuam abertas.

Os países com mais peregrinos inscritos são provenientes de Espanha (77 224), Itália (59 469), Portugal (43 742), França (42 482) e Estados Unidos da América (19 196)”, indica a organização do encontro.

Francisco, que chega a Lisboa esta quarta-feira, recorreu ao Twitter para reforçar a mensagem que tinha deixado no último domingo, no Vaticano: “Peço-vos que me acompanheis com a oração na Viagem a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. A Virgem Maria, estrela luminosa do caminho cristão, tão venerada em Portugal, confio os peregrinos da JMJ e todos os jovens do mundo”.

Também o primeiro-ministro português assinalou o início da JMJ 2023, na sua conta do Twitter.

“Quero desejar a todos uma excelente Jornada Mundial da Juventude. Para Portugal é uma honra acolher este grande evento e receber, a partir de amanhã, o Papa Francisco. A chamada do Papa aos jovens de todo o mundo para a reflexão tem um valor imenso”, escreveu António Costa.

A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.

Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top