JMJ 2023: Lamego vai oferecer experiência diferente de Portugal a jovens peregrinos

Responsável fala de comunidade «em movimento» para dar vida a programa dos Dias na Dioceses, que inclui celebração no Santuário dos Remédios

Foto: COD Lamego

Lamego, 25 jul 2023 (Ecclesia) – O padre Luís Rafael, coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Lamego para a JMJ 2023, disse à Agência ECCLESIA que as comunidades católicas vão oferecer aos peregrinos uma experiência “diferente”, antes do encontro mundial na capital portuguesa.

“A expectativa que temos é de proporcionar o encontro das famílias com os jovens, o que vai implicar colocar a comunidade toda em movimento”, indica o sacerdote, a respeito da programação dos ‘Dias nas Dioceses’, de 26 a 31 deste mês.

A Diocese de Lamego promove um programa de encontros religiosos e culturais com cerca de mil peregrinos estrangeiros, vindos de vários países (França, Alemanha, Polónia, Lituânia, Singapura, Malásia, China, Estados Unidos da América, Cabo Verde e Qatar) e que vão ficar todos alojados nas casas de mais de 450 famílias de acolhimento.

O coordenador do COD aponta a uma “invasão de jovens”, que vai resultar num encontro “cheio de cor”, com peregrinos de várias nacionalidades, em busca de “tranquilidade” e um “encontro com a natureza”.

“Eles procuram, acima de tudo, uma experiência diferente da que vão ter em Lisboa, uma cidade, com grandes multidões, alguma confusão, algum cansaço”, assinala o responsável pela preparação da JMJ na Diocese de Lamego.

Na manhã do dia 29, os peregrinos vão visitar o Santuário de Nossa Senhora da Lapa (Sernancelhe) e têm oportunidade de assistir a um concerto preparado pelo Comité Organizador da Diocese de Lamego.

Já à tarde, os jovens têm oportunidade de fazer um passeio pela região e contactar com as tradições que marcam as várias comunidades, incluindo provas de vinhos e outras especialidades gastronómicas.

O padre Luís Rafael valoriza a possibilidade de contacto com a natureza e com as pessoas, numa região envelhecida.

Os peregrinos são desafiados, pelo COD de Lamego, a fazer missões como visitas a idosos, animação de rua, visitas a presos ou doentes.

O encontro dos jovens da Diocese de Lamego com os peregrinos estrangeiros da JMJ vai decorrer no dia 31 de julho, às 10h00, na Carreira Central da Mata dos Remédios.

Uma hora depois, no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, celebra-se a Missa de envio de todos os peregrinos, locais e estrangeiros, rumo a Lisboa.

A programação dos próximos dias resulta de dois anos de trabalho conjunto, das paróquias, que envolveu os jovens “de forma muito intensa”.

Foto: COD Lamego

Um dos momentos marcantes foi a passagem dos símbolos da JMJ, de 2 a 31 de julho de 2022, um momento “espetacular”.

650 jovens da Diocese de Lamego vão marcar presença na JMJ, após um trabalho “muito intenso” de preparação.

“Ficamos muito felizes, tendo em conta a nossa realidade diocesana”, observa o coordenador do COD, o qual acredita que os frutos desta dinâmica “vão ficar”.

Para o padre Luís Rafael, “o maior impacto” já aconteceu.

“Foram dois anos de envolvência destas comunidades, que estavam adormecidas, de muitos jovens que nem sequer conhecíamos”, precisa, sublinhando que agora a Diocese “não pode perder” esta juventude.

Os Dias nas Dioceses, encontro de jovens que decorre antes da JMJ Lisboa 2023, vão receber mais de 67 600 peregrinos provenientes de mais de 120 países e cinco continentes; a iniciativa envolve 17 dioceses de Portugal continental e ilhas, com propostas culturais e religiosas em várias comunidades de acolhimento.

A organização da JMJ destaca a presença de peregrinos vindos de países com tradição na JMJ e que já receberam este encontro, na Europa, bem como dos países lusófonos.

PR/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top