JMJ 2023: Festival da Juventude mostra «talentos e expressão artística» dos peregrinos (c/vídeo)

Propostas dos cinco continentes decorrem em mais de 100 espaços, durante encontro mundial de Lisboa

Lisboa, 26 jul 2023 (Ecclesia) – Cláudia Lourenço, diretora do Festival da Juventude da JMJ Lisboa 2023, considera que os 500 eventos desta iniciativa apresentam a todos a expressão “artística, cultural, religiosa e desportiva” dos participantes.

“Todas as áreas e eventos são apresentados por peregrinos do mundo inteiro e vão mostrar os seus talentos e a sua expressão artística”, diz à Agência ECCLESIA.

Os participantes do festival enviaram o seu projeto e “foram selecionados” para entrar nos eventos durante a semana da JMJ, de 1 a 6 de agosto, espalhados “por mais de 100 espaços da cidade de Lisboa, um palco na cidade de Loures e nas vilas de acolhimento”, destacou Cláudia Lourenço.

A agenda inclui propostas culturais, artísticas, religiosas e desportivas, que promovem a “partilha da experiência cristã dos jovens de todo o mundo e da criatividade e generosidade que essa experiência gera”.

Composto por muitas áreas, o Festival da Juventude tem na música a “maior expressão” com nov palcos em Lisboa (Terreiro do Paço, Alameda, Castelo de São Jorge, Praça do Império, Jardim da Estrela e Igreja de São Paulo) e Loures.

O festival tem também exposições em vários locais, conferências em “muitos auditórios da cidade” e filmes no Cinema São Jorge, sublinha a responsável.

O programa é aberto a todas as pessoas que passam pela cidade e “não apenas aos peregrinos”, com “entrada livre e gratuita”.

No Festival da Juventude estão também incluídos “eventos religiosos em mais de 20 igrejas da cidade” animados por grupos estrangeiros.

A diretora do Festival da Juventude sublinha que o programa é “muito disperso” e “está disponível no site da Jornada Mundial da Juventude, área do festival e também na aplicação oficial da JMJ”.

Os eventos são uma experiência de “alegria, juventude, universidade e fé”, salienta, em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).

A responsável destaca também os torneios desportivos de voleibol de praia em Carcavelos que “nunca até hoje se realizaram numa JMJ” e “vai ter 320 participantes”, disse.

No mesmo dia 2 de agosto, à tarde, realiza-se um torneio de futebol na cidade universitária que conta “com 380 participantes”.

“Vai ser uma festa universal, multicultural”, indicou a diretora do Festival.

A iniciativa, com mais de 290 concertos, entre outras iniciativas, decorre em palcos e espaços exteriores, de Lisboa, Loures e Cascais, mas também em espaços interiores (auditórios, salas de cinema, teatros, museus, espaços de exposições, igrejas), com mais de 2500 protagonistas.

Cláudia Lourenço espera que as pessoas “tenham oportunidade de ver esta Igreja viva e jovem, no meio da cidade”.

HM/LFS/OC

 

Lisboa 2023: Festival da JMJ leva multiculturalidade e energia dos jovens católicos ao encontro de todos (c/vídeo)

 

 

Partilhar:
Scroll to Top