JMJ 2023: Diocese do Porto preparou «programa intenso de atividades» para mais de 16 mil jovens

Agenda seis dias oferece concertos de Aurea, Monte Segundo, Karetus e Carolina de Deus, no Parque da Cidade

Foto: SDPJ Porto

Porto, 26 jul 2023 (Ecclesia) – A Diocese do Porto começou hoje a receber mais de 16 mil jovens, de 61 países, para um “programa intenso de atividades” religiosas e culturais, durante seis dias, preparando o encontro mundial da próxima semana, em Lisboa.

O padre Jorge Nunes, responsável pelo Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto, indica à Agência ECCLESIA que a organização vai oferecer, entre outras ações, um espetáculo audiovisual a “retratar toda a história da Jornada Mundial da Juventude”, a 29 de julho.

“Vamos dar a conhecer aos peregrinos internacionais o quanto de bom e de belo se faz em Portugal, em todos os sentidos”, sublinha o sacerdote.

O jornal diocesano ‘Voz Portucalense’ precisa que os jovens que escolheram o Porto para participarem nos “Dias na Diocese” (DND) chegam de 61 países com sensibilidades e culturas tão diferentes como a Guatemala, o Quirguistão ou os Emiratos Árabes Unidos.

O maior contingente vem da Polónia, com 3644 peregrinos, seguida da França com 3471 inscrições.

Os jovens serão acolhidos por mais de 2700 famílias e também em diferentes espaços comunitários, tais como, instalações paroquiais, escolas e tantas outras estruturas espalhadas um pouco pelo território da diocese.

Os DND decorrem entre hoje e 31 de julho, em 17 dioceses portuguesas.

O programa preparado pelo COD do Porto prevê que, nos primeiros três dias, as manhãs dos jovens peregrinos sejam passadas nas paróquias onde estiverem alojados para conhecerem a realidade local e partilharem a sua experiência de fé com a comunidade anfitriã.

Já no período da tarde, das 14h às 18h30, estão previstas atividades a decorrer nos municípios de Porto, Gaia e Matosinhos.

A ‘Voz Portucalense’ destaca três espetáculos de teatro musical, em cena na cidade do Porto: nos dias 26, 27 e 28 “Via Crucis”, no Coliseu, pelas 16h00; “Evangelho”, no Auditório da Casa de Vilar, pelas 17h00; e a peça “Cristo Vive”, a 27 de julho no Estúdio do Perpétuo Socorro, pelas 15h00.

As igrejas da cidade do Porto vão estar abertas para acolher a visita dos jovens peregrinos e, em algumas delas – na Igreja dos Clérigos, na Igreja da Lapa e na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (ao Marquês) – será também possível assistir a um concerto de órgão de tubos.

O dia 29 de julho será marcado por uma “grande festa” que vai reunir milhares de jovens de todo o mundo no Parque da Cidade do Porto, com destaque para a Missa presidida por D. Manuel Linda, bispo diocesano, a partir das 11h00, com transmissão em direto no Porto Canal.

A celebração conta com um coro de mais 400 vozes e o acompanhamento instrumental da Banda do Exército.

Já a tarde de sábado inclui várias atuações musicais, com concertos da cantora Aurea e das bandas ‘Follow Him’, ‘Missio’ e ‘The Sun’, de inspiração cristã.

O palco do Parque da Cidade vai acolher artistas como Carolina de Deus (26 de julho), Karetus (27 de julho) e Mundo Segundo (28 de julho), das 17h00 às 18h30.

CB/OC

 

JMJ: Porto vai acolher mais de 16 mil jovens de 61 países, incluindo Quirguistão e Emirados Árabes Unidos

Partilhar:
Scroll to Top