JMJ 2023: Dias nas Dioceses levam jovens de todo o mundo a todas as regiões de Portugal

Mais de 600 grupos estão inscritos para as atividades que decorrem entre os dias 26 e 31 de julho, a semana anterior à jornada

Leiria, 27 mai 2023 (Ecclesia) – O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil disse hoje à Agência ECCLESIA que as dioceses de Portugal preparam-se para receber mais de 600 grupos de jovens dos cinco continentes nas semana anterior à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

De acordo com o padre Filipe Diniz, a motivação dos jovens de todo o mundo é a JMJ Lisboa 2023, a que se junta a vontade de “conhecer o país” nos Dias nas Dioceses (DND), a semana anterior à jornada que decorre em 17 das 21 dioceses de Portugal.

Os DND decorrem entre 26 e 31 de julho e vão acontecer nas dioceses do Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu; Lisboa, Santarém e Setúbal são dioceses de acolhimento da JMJ, onde ficam os jovens que participam na JMJ Lisboa 23.

“É uma grande alegria. Sentimos que os grupos se sentem motivados para viver os Dias nas Dioceses. O objetivo é a JMJ e vêm para conhecer o país, a realidade das nossas dioceses e das nossas paróquias”, disse o padre Filipe Diniz na última reunião preparatória dos DND.

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Ao longo dos últimos anos, as dioceses que vão acolher os jovens de todo o mundo realizaram reuniões trimestrais de preparação dos DND, cuja programação fica a cargo de cada diocese, contando com momentos culturais, de missão e envio.

“É preciso logística, é preciso programar, é preciso comunicar. Esse o desafio que sentimos nestas reuniões”, afirmou o padre Filipe Diniz à Agência ECCLESIA em Leiria, onde decorreu hoje a reunião dos responsáveis por cada Comité Organizador Diocesano (COD), que organizam o acolhimento de jovens de todo o mundo.

Para o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, da Conferência Episcopal Portuguesa, as dioceses querem mostrar o que é peculiar da cultura e da religiosidade de Portugal, com programas que “são reajustados com cada realidade”.

De 26 a 31 de julho, os peregrinos dos ‘DND’ vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região. Cada diocese está a finalizar um programa centrado em cinco pilares: Acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

A coordenação nacional dos ‘Dias nas Dioceses’ indica ainda que para mais informações sobre a organização desta semana devem ser contactados os 17 Comités Organizadores Diocesanos (COD), e/ou escrever para o endereço diasnadiocese@lisboa2023.org.

Os ‘DND’ são um itinerário de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal e que vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

LFS/PR

Partilhar:
Scroll to Top