Irmãs Hospitaleiras: Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família Funchal recebe «selo protetor»

Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens concedeu distinção para o biénio 2024-2026

Foto: Irmãs Hospitaleiras Sagrada Família Funchal – Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família

Funchal, Madeira, 14 jun 2024 (Ecclesia) – A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens atribuiu o “selo protetor” ao Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF) no Funchal, Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras, foi hoje anunciado.

A nota enviada à Agência ECCLESIA informa que a distinção para o biénio de 2024-2026 “procura reconhecer as metodologias pró-ativas das Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ) no âmbito da promoção e proteção dos Direitos da Criança”.

“É com muito entusiasmo e gratidão que aceitamos este reconhecimento, o qual valida o cumprimento da Missão Hospitaleira do CRPSF e o trabalho e dedicação diários exercidos a favor das crianças e jovens com deficiência e doença mental na RAM (Região Autónoma da Madeira)”, manifestaram as Irmãs Hospitaleiras da Sagrada Família Funchal.

O CRPSF assinala que “as crianças e jovens institucionalizadas com deficiência e doença mental”, devido às limitações e fragilidades que têm, “constituem um grupo de risco no que concerne ao respeito pelos seus direitos, pelo que esta candidatura ao ‘Selo Protetor’ representou uma oportunidade de autodiagnóstico e capacitação, com vista à melhoria contínua na adoção de medidas de promoção e proteção dos Direitos das Crianças”.

Atualmente, a unidade de saúde apoia 220 crianças e jovens e dispõe de múltiplas valências/estruturas assistenciais, sendo uma delas a Escola de 1ºciclo com Paralelismo Pedagógico.

As Irmãs Hospitaleiras agradecem às entidades públicas e privadas que trabalham em conjunto com o CRPSF na missão que desempenham, em “especial à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Funchal”.

A missão das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus caracteriza-se pelo acolhimento, assistência, cuidados especializados e reabilitação, particularmente entre aqueles que sofrem de problemas mentais. doenças, incapacidades e outras enfermidades.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top