Incêndios: Cáritas de Portalegre-Castelo Branco entregou oito casas em Mação

Lisboa, 21 dez 2017 (Ecclesia) – A Cáritas de Portalegre-Castelo Branco entregou hoje oito habitações que foram destruídas pelos incêndios florestais deste ano em Mação e visitou duas empresas que apoiou na reativação através da aquisição de equipamentos.

“Desde os primeiros fogos que afetaram a nossa população que a Cáritas tem acompanhado as famílias e temos feito tudo para uma resposta rápida, principalmente, de acordo com aquilo que as pessoas precisam e merecem da nossa intervenção”, disse presidente da Cáritas de Portalegre – Castelo Branco.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Cáritas Portuguesa informa que as oito habitações, “cinco de reconstrução parcial e três de reconstrução total”.

A ação da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco faz parte de um compromisso total de 16 habitações – 10 reconstrução parcial e 6 reconstrução total – em Mação que a instituição “assumiu logo” aquando o levantamento de necessidades após os fogos florestais de verão nos conselhos de Mação, Abrantes, Gavião, Vila de Rei, Vila Velha de Rodão e Oleiros.

“A Cáritas diocesana está no terreno, em contacto permanente com as comunidades paroquiais, que são uma força fundamental pelo contacto de proximidade e privilegiado com as pessoas, e, também, com as autarquias com quem articulamos de forma a agilizar a resposta e otimizar recursos”, desenvolveu ainda Elicídio Bilé.

A cerimónia de entrega das habitações, recuperadas no âmbito da campanha nacional ‘Cáritas, com Portugal, apoia vítimas dos incêndios’, é uma iniciativa da Cáritas diocesana, das comunidades paroquiais de Mação e Evendos e da Câmara Municipal de Mação que contou com a presença do bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias,

Mação foi um dos 30 concelhos mais atingidos pelos incêndios florestais de julho e agosto de 2017, considerados uma “catástrofe natural”, de acordo com o despacho n.º 8851-A/2017 do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, publicado em Diário da República na passada sexta-feira, 6 de outubro.

CB

Partilhar:
Scroll to Top