Igreja: «Um homem que ama a Igreja. Nota 20 para a escolha de D. Américo» – D. Manuel Linda

D. Américo Aguiar vai ser criado cardeal em consistório a 30 de setembro

Foto Ricardo Perna/JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar

Porto, 09 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo do Porto manifestou hoje a sua alegria com a nomeação de D. Américo Aguiar como cardeal, sublinhando ser uma “ponte entre uma Igreja muitas vezes fortemente introvertida e um mundo que reclama uma presença maior”.

“Trata-se de um homem que ama a Igreja, um bispo com enorme capacidade organizativa, como demonstra agora na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e trata-se de alguém que faz a ponte entre uma Igreja muitas vezes fortemente introvertida e um mundo que reclama uma presença maior da Igreja”, explicou D. Manuel Linda à Agência ECCLESIA.

O responsável pela diocese do Porto não esconde a “surpresa”, mas assinala a “alegria”.

“Atendendo à idade, pensei que não fosse desta vez, mas que o merece, merece. A escolha certa, sem dúvida. Um aplauso. Se fosse dar nota, nota 20 sobre a escolha de D. Américo Aguiar”, sublinhou.

O Papa anunciou hoje a criação, como cardeal, de D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, e presidente da fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

O consistório está marcado para 30 de setembro, no Vaticano, e eleva 21 cardeais, entre eles 18 futuros eleitores.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; desde 2016, é presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco, a 1 de março de 2019.

O atual presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 foi ordenado bispo no Porto a 31 de março de 2019, numa cerimónia que decorreu na Igreja da Trindade, sob a presidência do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

D. Américo Aguiar tem como lema episcopal as últimas palavras de Jesus na cruz, ‘In manus tuas’ (Nas tuas mãos), em homenagem a D. António Francisco, que o adotou também.

Aos 49 anos de idade, D. Américo Aguiar será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício e o quarto cardeal português criado no atual pontificado.

PR/LS

Vaticano: Papa anuncia criação de D. Américo Aguiar como cardeal

Partilhar:
Scroll to Top