Igreja/Sociedade: Rede Europeia Anti-Pobreza inaugurou sede em Setúbal

«Quando damos as mãos encontramos soluções em rede», destacou D. Américo Aguiar

Setúbal, 05 abr 2024 (Ecclesia) – A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal) inaugurou, esta quinta-feira, a sede da sua delegação em Setúbal, um concelho onde está presente desde 2003, e contou com a presença do bispo sadino, o cardeal D. Américo Aguiar.

“Quando damos as mãos encontramos soluções em rede e somos capazes de potenciar o que cada um sabe fazer e faz bem, e não andamos em concorrência direta”, disse D. Américo Aguiar, na sua intervenção, divulga a Diocese de Setúbal na informação enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Setúbal elogiou o trabalho da EAPN Portugal pedindo que não perca a ideia de “trabalho em rede”, salientando que “poupa problemas e resolve situações”.

“Trabalhar em rede e confiar. A Segurança Social deve ser parceira na confiança e no respeito pela competência de cada um e não apenas na fiscalização e isso ajuda a que os resultados finais sejam melhores para as pessoas”, desenvolveu D. Américo Aguiar.

O presidente da EAPN Portugal destacou que a inauguração da sede da delegação de Setúbal é mais uma “oportunidade de trabalhar em rede com as instituições de Setúbal para um desígnio nacional”.

“Em Portugal temos um sistema em que os pobres são passivos, só recebem, não podem participar nem propor, e achamos que isso não é positivo”, explicou o padre Agostinho Joaquim Moreira, afirmando que “a pobreza mata democracia, coesão social e paz social”.

Neste contexto, o sacerdote da diocese do Porto assinalou que a Rede Europeia Anti-Pobreza é um projeto “apartidário e sem orientação religiosa”.

“O Estado dá condições, mas não dá amor, e contamos com a Igreja para que o amor seja concretizado junto com as outras respostas sociais”, acrescentou o presidente da EAPN Portugal.

O bispo de Setúbal, cardeal D. Américo Aguiar, elogiou o presidente da EAPN Portugal, monsenhor Agostinho Joaquim Moreira, que “nunca desistiu do projeto”, salientando que “graças à resiliência de muitos” as coisas vão acontecendo e “isso é que é importante dizer”.

A EAPN – European Anti Poverty Network é a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de ONGs, bem como de Organizações Europeias ativas na luta contra a pobreza.

A Rede Europeia Anti-Pobreza foi fundada em 1990, em Bruxelas, está, atualmente, representada em 31 países; foi criada em Portugal no dia 17 de dezembro de 1991, e tem sede no Porto.

O Núcleo Distrital de Setúbal da EAPN Portugal iniciou a sua atividade em março de 2003, com a finalidade de “congregar um conjunto de instituições de solidariedade social do distrito”, e desenvolver conjuntamente estratégias de intervenção social, “com vista a erradicar/ atenuar a pobreza e a exclusão social”.

A sede da delegação em Setúbal, inaugurada esta quinta-feira, 4 de abril, está localizada na Avenida 5 de Outubro, está equipado com uma sala de formação, uma sala de reunião e outras infraestruturas para o serviço às instituições e aos parceiros individuais no concelho.

A EAPN Portugal vai promover a Semana da Interculturalidade 2024, de 8 a 14 de abril, para “estimular diálogos e relacionamentos entre culturas, uma forma de combater a pobreza e a exclusão social”, com “mais de 220 atividades.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top