Igreja/Sociedade: O «encontro mais cool deste verão» é a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa

Organização da JMJ Lisboa 2023 destaca «sete razões» para os jovens quererem participar neste encontro com o Papa

Foto: JMJ Lisboa 2023

Lisboa, 22 jun 2023 (Ecclesia) – A Fundação JMJ Lisboa 2023 assinalou o início do verão no hemisfério norte, apresentando “sete razões” para “não perder” a Jornada Mundial da Juventude, de 1 a 6 de agosto.

“Dia 21 de junho, começa o verão e, com ele, a época de festas, encontros e festivais. Este verão há um encontro em Portugal que não vais querer perder: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”, lê-se na informação publicada no sítio online do encontro.

A organização portuguesa destaca que os jovens “são os grandes protagonistas da JMJ Lisboa 2023”, que decore “por eles, para eles e com eles”, sendo o Papa o “anfitrião” da festa.

“O objetivo é o encontro: este será o encontro do Papa com os jovens, o encontro entre jovens de vários países, o encontro entre a Igreja de todo o mundo com a Igreja local, o encontro entre religiões”, desenvolve a Fundação, salientando que a Jornada Mundial da Juventude “é um encontro de todos, para todos”.

Como terceira razão, aponta-se a um “encontro mundial”, explicando que para além dos Jogos Olímpicos “nenhum outro evento ou encontro reúne tantas pessoas, de tantos países diferentes”: na JMJ Lisboa 2023 já se inscreveram peregrinos de 184 países.

“Mesmo com toda a diversidade cultural e social, uma das maiores riquezas da JMJ é, precisamente, a oportunidade de encontrar pessoas de várias origens, de diferentes contextos culturais e com histórias de vida diversas, mas com um mesmo objetivo e com valores que os unem”, acrescentam em quarto, onde lembram que a JMJ Lisboa 2023 também “acolhe a deficiência e inclui-a em todas as etapas de decisão”.

A organização lembra que o encontro mundial tem uma “programação diversa”, com “mais de 480 eventos” do Festival da Juventude, incluindo peças de teatro, concertos, filmes, exposições ou palestras, e desporto, futebol de 7 ou voleibol de praia.

O “contacto com a cultural local” é o sexto motivo para participar na JMJ Lisboa 2023, o que também acontece na semana dos ‘Dias nas Dioceses’, de 26 a 31 de junho, em 17 Igrejas diocesanas de Portugal continental, Madeira e Açores.

A sétima razão para ir ao “encontro mais cool deste verão” é a “herança inesquecível”.

“A Jornada Mundial da Juventude deixa marcas profundas no país que a organiza. Todos poderão contactar com jovens de diversas realidades espalhadas pelo mundo, deixando assim um legado sociocultural. Também pela preocupação ambiental da JMJ Lisboa 2023, esta poderá ser uma oportunidade de deixar um legado neste campo”, concluem os organizadores, com um convite à inscrição.

A Jornada Mundial da Juventude, um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por São João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

CB/OC

JMJ Lisboa 2023: «O médico disse-me que posso ir», afirma o Papa

Partilhar:
Scroll to Top