Igreja/Sociedade: D. Américo Aguiar defende condições para «sonho» de jovens e imigrantes em Portugal

Presidente do Conselho de Administração do Grupo Renascença Multimédia inaugurou conferência sobre «inverno demográfico»

Foto: RR

Vila Nova de Gaia, 15 mai 2023 (Ecclesia) – O presidente do Conselho de Administração do Grupo Renascença Multimédia apelou hoje à criação de condições, em Portugal, para que os casais possam ter filhos.

“Como sociedade e país temos de tomar opções. Temos de nos sentar e refletir sobre o que é necessário fazer para que Portugal aconteça. Há melhor homenagem a Portugal e aos portugueses do que sonhar construir aqui as suas famílias, os seus futuros e as suas vidas?”, referiu D. Américo Aguiar, na mensagem com que abriu a conferência ‘Inverno Demográfico em Portugal – O Papel da Imigração’, em Vila Nova de Gaia, promovida pela emissora católica portuguesa.

O responsável católico destacou a importância de abrir os braços à imigração, tendo consciência de que “não é possível prometer tudo a todos e sempre”.

Na intervenção inaugural da conferência, D. Américo Aguiar defendeu que urge “redesenhar as comunidades para corresponder às necessidades das pessoas com mais idade”.

“Que bom que é que há quem olhe para este território e seja capaz de sonhar. Quero que olhem para este amado território e sonhem. Portugal é feito e construído por todos”, salientou.

Temos de ter consciência da relação entre os mais velhos e os mais novos, os que estão reformados e no ativo, os que alimentam os descontos da Segurança Social e os que deles usufruam. Temos de evitar que seja um conflito generacional, uma guerra grisalha, porque temos de ter consciência de que quem nos proporcionou estarmos aqui foi a família e a comunidade”.

Segundo dados do INE, e de acordo com o último Census, na última década, o Índice de Envelhecimento registado em Portugal tem vindo a agravar-se.

“Se nada fizermos, as gerações futuras vão ter razão para nos condenarem por não termos feito absolutamente nada. Se não fizermos nada, matamos o planeta e morremos todos velhinhos, sem haver ninguém para dar continuidade à nossa linda História”, concluiu D. Américo Aguiar.

A conferência da Renascença foi produzida em parceria com a Câmara Municipal de Gaia.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top