Igreja/Sociedade: Cáritas vai reforçar «aposta na juventude»

Rita Valadas destaca «capacidade incrível de criar» dos jovens e disponibilidade da organização para «criar com eles»

Foto: Agência ECCLESIA/CB

Aveiro, 20 set 2023 (Ecclesia) – A presidente da Cáritas Portuguesa afirmou que a “aposta na juventude é uma preocupação” no novo ano pastoral e letivo de 2023/2024, que vai contar com nova edição do Projeto ‘Cáritas na Escola’.

“Esta aposta na juventude é uma preocupação para nós, para este ano que entra, temos muita consciência de que os jovens precisam de ser cativados por jovens. Por isso, nós temos de encontrar aqui um caminho para que eles nos ensinem o que fazer, façam connosco, e venham participar também”, disse Rita Valadas à Agência ECCLESIA, no início da Semana de Formação Cáritas 2023, que decorre desde terça-feira, em Aveiro.

A presidente da Cáritas Portuguesa assinala que os jovens são “muito solidários, mas com campanhas e ações que eles próprios entendam”, têm uma “capacidade incrível de criar”, e estão disponíveis para “criar com eles”, por isso, o Projeto ‘Cáritas na Escola’, no novo ano letivo, “é só uma das ações que nós queremos desenvolver com jovens”.

“E não é para os jovens, é com os jovens”, assegura.

Rita Valadas explica que o Projeto ‘Cáritas na Escola’ nasceu da noção que têm que “cativar os mais jovens, desde muito cedo” e quando lançaram este projeto “foi para chegar às escolas com uma série de valores, como da paz, da amizade”

“Todos os valores que podem construir pessoas mais solidárias, mais participantes, mais cidadãs, acrescenta.

A rede nacional da organização católica é constituída por 20 Cáritas Diocesanas e a “aposta” tem sido apoiar as Cáritas Diocesanas para que se animem neste processo de “chegar cada vez a mais escolas, cada vez a mais meninos para que cada um possa ser um adulto mais cidadão”.

O que nós estamos é a tentar juntar os mesmos sonhos na mesma realização. Os jovens querem agir, querem tomar parte e querem ter uma determinada ação, então vamos criar um espaço próprio dos jovens, usando as ferramentas que já existem”, desenvolveu Rita Valadas.

Em Portugal existe também a ‘Cáritas Jovem’, na Diocese de Leiria-Fátima, um programa da Cáritas Europa e da Caritas Internationalis.

A presidente da Cáritas Portuguesa recorda que foi um conjunto de jovens que “começou a criar programas e foi muito animado pela Diocese de Leiria-Fátima”, mas existem outros grupos de jovens noutras dioceses, como os ‘Jovens sem Sofá’, na cidade de Bragança (Diocese de Bragança-Miranda).

“O que muito provavelmente não perceberam é que se nos juntarmos todos, pode ser ‘Cáritas Jovem’ como outra coisa. A ‘Cáritas Jovem’ já nos mete num movimento internacional. Vamos fazer acontecer a ‘Cáritas Jovem’”, acrescentou Rita Valadas.

A Cáritas Portuguesa está a realizar a 5ª edição da Semana de Formação Cáritas, com o tema ‘Inovação e Sustentabilidade’, até sexta-feira.

CB/OC

Igreja: Temas da «inovação e sustentabilidade» marcam Semana de Formação da Cáritas Portuguesa

 

Partilhar:
Scroll to Top