Igreja/Sociedade: 68 pessoas e cinco comunidades religiosas contribuíram com mais de 600 mil «Passos pela Paz», em Lisboa

«Economia de Francisco» realizou uma caminhada «marcada pelo diálogo e pela fraternidade»

Lisboa, 18 jul 2024 (Ecclesia) – O grupo ‘Economia de Francisco – Portugal’ (EoF Portugal) promoveu uma Caminhada pela Paz, em Lisboa, que envolveu 68 pessoas e cinco comunidades religiosas, que deram mais 600 mil passos, no último sábado.

“Para evocar o encontro fraterno de São Francisco com o Sultão Malik-al-Kamil, em 1219, a caminhada passou por espaços de culto de diversas confissões religiosas e contou com a colaboração da Comunidade Hindu, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Igreja Católica, Comunidade Ismaili e Comunidade Islâmica de Lisboa, participaram também membros do Movimento dos Focolares”, informa a EoF Portugal, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O grupo ‘Economia de Francisco – Portugal’ informa que a caminhada pela Paz em Lisboa “contou com 68 pessoas, e contribuiu com um total de 612 566 passos”, esta iniciativa inseriu-se na campanha internacional ‘Steps for Peace’ (Passos pela Paz), lançada em maio pelo movimento internacional The Economy of Francesco (A Economia de Francisco) com o objetivo de caminhar 4000 quilómetros, “o equivalente a 8 milhões de passos, representando a distância entre Assis e Jerusalém”.

Esta iniciativa procura responder ao convite do Papa Francisco de “tomar medidas concretas para a paz”, em Lisboa, teve início na Fundação Aga Khan Portugal e terminou no Jardim da Estrela.

No jardim do Centro Ismaili, casa da comunidade Ismaili em Portugal, após umas palavras introdutórias e de reflexão da equipa organizadora, os participantes seguiram em meditação, junto à Mesquita Central de Lisboa, um membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias leu uma mensagem do seu presidente, Russell M. Nelson.

Na paragem seguinte, a comunidade da Paróquia de Santa Isabel acolheu os participantes da caminhada na igreja, onde um membro do Movimento dos Focolares leu uma passagem do livro sagrado hindu, Bhagavad Gita.

Os “passos pela paz” na capital portuguesa terminaram no Jardim da Estrela, com a leitura do Pacto da Economia de Francisco, assinado pelo Papa e pelos jovens de todo o mundo, em setembro de 2022, em Assis (Itália); os caminhantes assinaram também um mural para “preservar a memória” desta iniciativa “marcada pelo diálogo e pela fraternidade”.

No final desta caminhada, ficaram a faltar “cerca de 2,5 milhões de passos para a meta dos 8 milhões”, o grupo ‘Economia de Francisco – Portugal’ destaca que “todos podem organizar caminhadas pela Paz nas suas localidades”, convidando os amigos a participar, e “para que os seus passos se juntem aos do mundo inteiro”, existe um formulário para registo.

“Quando a meta dos 8 milhões de passos for alcançada, uma delegação internacional da Economia de Francisco irá a Jerusalém para pedir paz, com a mesma humildade e espírito de diálogo que animaram Francisco há 805 anos”, e vão entregar aos jovens de Jerusalém “um cordão franciscano, simbolizando uma economia de paz construída através do diálogo e do encontro fraterno”.

A caminhada pela Paz, promovida pela EoF Portugal, contou com a colaboração da Comissão Nacional Justiça e Paz, organismo laical da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), e a Rede Cuidar da Casa Comum de Santa Isabel, paróquia do Patriarcado de Lisboa.

Em 2019, o Papa convocou “jovens economistas, empresários e empresárias de todo o mundo” para um encontro sobre o tema ‘A economia de Francisco’, a que “faz viver e não mata”, na cidade italiana de Assis.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top