Igreja: «Relógio da Família» propõe pausas para casais

Iniciativa de formação procura fortalecer «hábito do diálogo e sensibilidade de escutar o outro»

Lisboa, 20 set 2023 (Ecclesia) – Gonçalo Archer de Carvalho considera que os casais devem fazer “pausas” para refletirem e avaliarem a sua caminhada enquanto casal e se tal não acontecer podem “perder-se no caminho”.

“Se não paro para refletir e avaliar aquilo que estou a fazer, posso perder-me pelo caminho e não tomar o controlo da minha vida”, disse à Agência ECCLESIA o membro da equipa nacional do curso ‘O Relógio da Família’, uma proposta formativa de dois fins-de-semana para casais.

A iniciativa ‘O Relógio da Família’ é uma oportunidade para, em casal – “mais de 150 já aceitaram” – mergulhar com profundidade na “realidade do seu casamento e da sua família, dar um novo fôlego ao projeto da família”, sublinhou Gonçalo Archer.

O ‘Relógio da Família’ é uma ferramenta “ótima para casais” que podem ter 3 ou quatro anos de casamento ou quase quarenta anos como é o caso de Gonçalo Archer de Carvalho.

“É uma proposta de dois fins-de-semana com um intervalo pelo meio e durante esse tempo são apresentados tempos, daí talvez o relógio”, disse, em entrevista, ao Programa ECCLESIA emitido hoje na RTP2.

Esses fins-de-semana “não são palestras nem preleções que os casais vão ouvir, mas um tempo para parar e refletir sobre o projeto de família” onde são “lançadas pistas” de reflexão ao casal.

Quando não existe esse tempo de paragem para refletir “há casais que acabam por romper” porque “não têm tempo de olharem um para o outro”.

Com tantas solicitações do mundo atual, alguns casais “perdem o hábito do diálogo e sensibilidade de escutar o outro”.

A realidade muda “com os acontecimentos da vida” e a adaptação “é fundamental”, frisou Gonçalo Archer.

As datas de O Relógio da Família para 2024 já estão disponíveis e o primeiro encontro está marcado para a Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela, de 12 a 14 de janeiro de 2024, com o segundo momento agendado para 09 e 10 de março.

Já a Casa de Retiros Santo Inácio de Loyola, no Rodízio, vai receber os casais de 16 a 18 de fevereiro, com o segundo encontro marcado para 6 e 7 de abril de 2024.

Mais a norte, em Soutelo, a Casa da Torre acolhe ‘O Relógio da Família’ de 06 a 07 de abril, com o segundo fim-de-semana agendado para 25 a 26 de maio.

Na zona centro, o encontro está marcado na Casa da Sagrada Família, em Mira, nos dias 12 a 14 de abril e 15 a 16 de junho.

“Tempos únicos que unem os casais”, finalizou o responsável deste curso.

HM/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top