Igreja: Relatório indica mais católicos no mundo e menos em percentagem da população mundial

Estatísticas da agência Fides apresentados por ocasião do Dia Mundial das Missões, a 23 de outubro

Foto: Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica

Cidade do Vaticano, 21 out 2022 (Ecclesia) – A Fides, do Vaticano, apresentou hoje os números mais recentes da Igreja Católica no mundo, apresentando uma diminuição ligeira em relação ao ano anterior, de menos 0,01 católicos no mundo.

“A percentagem mundial de católicos diminuiu ligeiramente (-0,01) em comparação com o ano anterior para 17,73%. Os continentes, registam pequenas variações, com a exceção da Oceânia, que permanece estável”, pode ler-se num comunicado do Vaticano enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A população mundial, registada a 31 de dezembro de 2020, era de 7.667.136.000 habitantes, registando um aumento de 89.359.000 em comparação com o ano anterior, num aumento “global que se refere a todos os continentes”.

“Na mesma data, o número de católicos era de 1.359.612.000 pessoas, com um aumento total de 15.209.000 em comparação com o ano anterior, sendo que o aumento diz respeito a quatro continentes, com a exceção da Oceânia”, pode ler-se.

Os números de católicos no mundo são anualmente apresentados pela agência Fides, por ocasião do Dia Mundial das Missões, que se celebra, este ano, no domingo, dia 23.

O relatório refere ainda o número de membros da Igreja, indicando, este ano, uma redução no número de bispos, registada em menos um.

“O número de bispos diocesanos aumentou, mas o número de bispos religiosos diminuiu, sendo que o número total de bispos diocesanos é de 4,156, enquanto o número de bispos religiosos é de 1,207”, perfazendo um total de 5.363.

Também o número de sacerdotes regista uma quebra, contando-se atualmente 410,219 padres, menos 4,117.

A diminuição acontece em maior número na Europa, América e Oceânia, crescendo em África e na Ásia.

O relatório regista o aumento de diáconos permanentes, contabilizando mais 397, com maior incidência na América e Oceânia, e diminuição na Europa, Ásia e África; a Igreja conta com 48.635 diáconos permanentes.

É registado um aumento de religiosos não sacerdotes para 50,569 – mais 274 – com diminuição na América e na Oceânia e aumento nos restantes continentes; o relatório reconhece, no entanto, “uma tendência para uma diminuição global de 10.553 religiosas”, mantendo-se nos 619.546, com aumentos em África e na Ásia, e diminuições na Europa, América e Oceânia.

Quanto a seminaristas, diocesanos e religiosos, os números indicam uma diminuição de 2.203, para um total existente de 111.855.

“O aumento é registado apenas em África, enquanto diminui nos outros continentes. O número de seminaristas menores, diocesanos e religiosos, também diminuiu em 1.592 unidades, com um número total de 95.398, com registos de diminuição na América, Ásia e Europa, enquanto que se registaram aumentos em África e Oceânia.

O relatório indica ainda a presença da Igreja católica no campo da educação, quer em escolas para crianças como para estudantes universitários, bem como as instituições de saúde e assistência social administradas pela Igreja em todo o mundo, onde se incluem hospitais, lares, orfanatos, clínicas e centros de reabilitação.

LS

Partilhar:
Scroll to Top