Igreja: «Rede Sinodal em Portugal» pretende abrir espaço de informação sobre processo lançado pelo Papa

Segunda sessão da assembleia sinodal está agendada para outubro

Foto: Rede Sinodal em Portugal

Lisboa, 08 jan 2024 (Ecclesia) – Um novo espaço digital dedicado ao Sínodo convocado pelo Papa foi lançado, em Portugal, no início de 2024, aberto à participação de todos os que se sintam entusiasmados com o processo sinodal em curso.

Como o nome “Rede Sinodal em Portugal”, o site, que está ao serviço da Igreja, tem como missão “recolher o espírito do livro ‘Não temos medo – Reflexões sobre a Jornada Mundial da Juventude e o caminho sinodal’” e abrir em Portugal um espaço de informação sobre o Sínodo”, pode ler-se numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A Rede Sinodal informa que podem ser enviados contributos para o e-mail geral@redesinodal.pt.

“Uma rede sinodal. Apresentando num mesmo lugar o entusiasmo de quem está em movimento fazendo caminho juntos, na pluralidade e diversidade, procurando viver o tema que o Papa Francisco propõe neste processo sinodal: comunhão, participação, missão”, assinalou Rui Saraiva, correspondente do Vatican News em Portugal e coordenador do livro.

A obra agrega a “afirmação generosa de várias personalidades portuguesas”, entre sacerdotes, religiosas, políticos, professores universitários, jornalistas, profissionais liberais, que partilharam na publicação as reflexões sobre a JMJ e o caminho sinodal.

“Por Lisboa passou uma multidão de mãos dadas, sem preocupações com hierarquias e lugares e celebrando a paz e a fraternidade. Uma imagem de Sínodo que inspirou a ideia e a coordenação do livro publicado pela Paulinas Editora”, assinala a nota.

A segunda etapa do Sínodo dos Bispos acontece em outubro deste ano, com os mesmos participantes da primeira sessão da Assembleia, que decorreu entre 4 e 29 de outubro de 2023, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’.

O site Rede Sinodal em Portugal pode ser acedido em www.redesinodal.pt.

LJ/OC

Igreja: JMJ Lisboa 2023 e Sínodo dos Bispos são exemplos de «horizontalidade» a marcar presente e futuro – Rui Saraiva

 

Partilhar:
Scroll to Top