Igreja/Prisões: Homenagem ao padre Dâmaso Lambers

Lisboa, 22 fev 2019 (Ecclesia) – O padre Dâmaso Lambers – um dos fundadores da CONFIAR (Prison Fellowship Portugal) – vai ser homenageado hoje numa Eucaristia e entrega de um prémio, um ano da sua morte, em Cascais (Patriarcado de Lisboa).

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que a cerimónia começa às 18h00 com uma celebração na igreja Matriz de Cascais e termina com a apresentação do Prémio Padre Dâmaso, às 19h45.

O júri do prémio anual vai distinguir os melhores trabalhos de investigação e ação na área da justiça restaurativa.

Antes vai ser transmitido um vídeo com testemunhos de pessoas que se cruzaram e foram tocados pelo padre Dâmaso Lambers onde está também uma mensagem do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

O padre Dâmaso Lambers, sacerdote luso-holandês que dedicou a sua vida à pastoral nas prisões em Portugal, como capelão, e voz histórica da Rádio Renascença, faleceu aos 87 anos de idade, a 22 de fevereiro de 2018, em Lisboa.

Por ocasião dos seus 60 anos de ordenação sacerdotal, em 2015, foi lançada a obra intitulada “Uma vida de doação”, com a chancela da Paulinas Editora.

Em 2011, o sacerdote recebeu uma homenagem da ‘Prison Fellowship International’, pelo seu trabalho de mais de 50 anos em favor dos presos.

No dia 10 de junho de 2009 o padre Dâmaso Lambers foi condecorado pelo presidente da República, Cavaco Silva, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

Chegou a Portugal em 1957 e dois anos depois surgiu a oportunidade de ir trabalhar nas cadeias, e em meados dos anos 80, fundou a Associação “O Companheiro”, para aqueles que se sentem rejeitados pela sociedade

LFS/CB

Partilhar:
Scroll to Top