Igreja/Portugal: Secretariado de Liturgia publicou «Livro do Salmista para o Ano B»

«Esperamos que este subsídio da Igreja portuguesa seja uma valorização do carisma, ministério e serviço do salmista» – D. José Cordeiro

Fátima, 22 ago 2023 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa, informa que lançou uma nova publicação, o ‘Livro do Salmista para o Ano B’, destinada aos domingos, solenidades e festas.

“Neste processo sinodal convocado pelo Papa Francisco, esperamos que este subsídio da Igreja portuguesa seja uma valorização do carisma, ministério e serviço do salmista, de modo a prosseguir os caminhos e respostas pastorais para a comunhão, participação e missão da Igreja sinodal”, escreve o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, na introdução do novo livro.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo SNL da Igreja Católica, D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, assinala que “todos os fiéis”, ao participar ativa, consciente e frutuosamente na Liturgia, “tornam-se comunhão e, enquanto tal, estão prontos para a missão”.

A nova publicação com uma seleção de ‘Salmos Responsoriais para o Ano B’ destina-se aos domingos, às solenidades e festas do Senhor e conta com “partituras de vários autores”.

D. José Cordeio explica que quando existiu necessidade, a equipa de trabalho do Serviço Nacional de Música Sacra “tomou a iniciativa” de compor ou encomendar a música para alguns salmos, “de forma a enriquecer as celebrações com menos opções”.

Segundo o responsável, nos critérios editoriais, optaram por “uniformizar” a escrita musical relativamente às fontes, “sem prejuízo da música na sua execução”, e, em cada domingo e dentro dos refrães indicados, os salmos são apresentados por ordem alfabética dos autores.

“Sempre que a forma musical das estrofes o permitiu, optou-se por atualizar o texto pela tradução vigente do Lecionário”, acrescentou o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

“Em resposta ao espírito do Concílio Vaticano II, os diversos compositores em Portugal começaram a musicar os Salmos Responsoriais em vernáculo para a Liturgia. Os Salmos Responsoriais musicados pelo Padre Manuel Luís, devido à sua ampla divulgação, têm sido os mais conhecidos nas nossas celebrações litúrgicas”.

A seleção presente no ‘Livro do Salmista – Ano B’ resulta de uma “vasta recolha de salmos” presentes em diversas publicações, “pequenos opúsculos”, revistas e manuscritos.

O SNL informa que três critérios presidiram a essa escolha de salmos, nomeadamente a “fidelidade aos textos dos refrães, há domingos com diversas opções”, tendo em conta que alguns foram feitos com “traduções outrora em voga”.

Outro critério foi a “qualidade musical”, e optaram “sempre pelas melhores versões”, tendo em conta o “respeito pela métrica do texto, a retórica musical, construção melódica”, alguns salmos foram revistos pelos autores.

E a “acessibilidade a todos”, em função das suas capacidades, e privilegiaram as estrofes na forma de salmodia, explica o SNL, sobre o ‘Livro do Salmista – Ano B’.

Em dezembro de 2021, este secretariado da Igreja Católica em Portugal publicou o livro de música destinado ao canto do Salmo Responsorial, para o Ano C.

O Secretariado Nacional de Liturgia vai promover o 47.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, com o tema ‘Ministérios na Igreja Sinodal’, de 4 a 7 setembro, em Fátima.

CB

Partilhar:
Scroll to Top