Igreja/Portugal: Pastoral Juvenil promoveu reunião de preparação para o Jubileu dos Jovens em 2025

Iniciativa integra programa do Ano Santo, decorrendo de 28 de julho a 3 de agosto

Foto: Bárbara Vitória

Lisboa, 13 dez 2024 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil promoveu um encontro de responsáveis nacionais, para preparar o Jubileu dos Jovens em 2025, em Roma, iniciativa que integra programa do Ano Santo, decorrendo de 28 de julho a 3 de agosto.

“Porque há todo um mar de desafios, o cais de embarque foi no meio digital com os secretariados/departamentos diocesanos da pastoral juvenil com o objetivo de informar quais os procedimentos a adotar nas diferentes áreas de intervenção: inscrições, transportes, alojamento, alimentação e programação”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A iniciativa, que deocrreu na terça-feira, teve como lema ‘Vamos embarcar’ e contou com a participação de D. Nuno Almeira, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

“É muito importante e significativo que na bula de convocação do Jubileu 2025, o Papa Francisco coloque os jovens entre oito sinais de esperança”, assinalou o bispo de Bragança-Miranda.

O responsável católico, citado no comunicado, referiu que os jovens “precisam de ser acompanhados e apoiados para que tenham esperança e sejam também eles semeadores de esperança e de alegria”.

“Acompanhar os jovens no seu crescimento e na construção de um projeto feliz de vida, pode ser uma belíssima forma de peregrinação jubilar que muda a vida para melhor de quem se dispõe a caminhar e a entrar nesta aventura”, acrescentou.

O coordenador do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Pedro Carvalho, precisou que o encontro “serviu para embarcar nesta aventura de ser peregrinos na esperança”.

“Estou convicto que os secretariados/departamentos diocesanos estão empenhados e entusiasmados em mobilizar os jovens portugueses para o encontro do próximo ano em Roma para proporcionarem uma experiência de fé e alegria”, declarou.

O responsável espera que os jovens católicos “mobilizem os seus amigos a fazer esta peregrinação a Roma no próximo verão”.

O programa do Jubileu dos Jovens está disponível na página oficial do Ano Santo 2025.

Francisco vai presidir aos momentos conclusivos do encontro, em Tor Vergata (Roma), nos dias 2 e 3 de agosto.

Lisboa acolheu a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude entre 1 e 6 de agosto de 2023, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa no Parque Tejo.

OC

Pastoral Juvenil: Igreja tem de entrar no «algoritmo» dos jovens – Pedro Carvalho

Partilhar:
Scroll to Top