Igreja/Portugal: Fundação Fé e Cooperação angariou mais de 25 mil euros para apoiar «saúde e educação» nos países lusófonos

Diretor executivo da ONGD fala em «marcos significativos que impactam milhares de vidas»

Lisboa, 19 jan 2024 (Ecclesia) – A FEC – Fundação Fé e Cooperação informou hoje que angariou 25 421 euros, na campanha de Natal ‘Presentes Solidários’, que vão “apoiar a saúde e a educação” nos oito países de língua portuguesa.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o diretor executivo da FEC afirma que a organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) “está comprometida em continuar a fazer a diferença” e agradece a “confiança depositada para esta missão”.

Manuel Martins, destaca que, “uma vez mais”, esta iniciativa conseguiu “alcançar marcos significativos que impactam milhares de vidas”.

A Fundação Fé e Cooperação contabiliza que, na área da saúde, vão angariar “662 papas nutritivas” para Moçambique, 550 almoços escolares para São Tomé e Príncipe,  210 refeições diárias e 47 kits de medicamentos e nutrição para a Guiné-Bissau.

No campo da Educação conseguiram ‘presentes solidários’ para “90 sapatilhas e mochilas para jovens” de Timor-Leste, 75 livros para uma biblioteca no sul de Angola, “35 maletas de aprendizagem” destinadas a crianças no Brasil e “55 kits de material escolar” para Cabo Verde, vão também apoiar, com cinco presentes, peças de teatro comunitário em Moçambique.

A FEC informa também que para Portugal conseguiram 276 presentes que vão contribuir para a “instalação de um sistema integrado de gestão de água” numa associação portuguesa.

A ongd da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) informa que “é possível acompanhar, durante todo o ano”, a entrega dos presentes às comunidades em cada país lusófono, na sua página na internet e contas nas redes sociais.

De 30 de novembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024, o ‘Dia de Reis’, foi possível adquirir 10 ‘Presentes Solidários’, dos 6 aos 170 euros, para apoiar necessidades concretas em nos oito países lusófonos : Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A Fundação Fé e Cooperação explica que a campanha ‘Presentes Solidários’, desde 2006, tem permitido apoiar as comunidades dos países lusófonos “com bens concretos”, em 18 edições angariaram “mais de 45.000 presentes, num total de 622 224 euros”, usados nas áreas da saúde, educação, habitação, alimentação, entre outras.

A FEC, criada em 1990, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento da CEP que tem como missão promover o “desenvolvimento humano integral”, com a visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa “viver com dignidade e justiça”, atualmente desenvolve projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top