Igreja/Portugal: Delegação entregou imagem de Nossa Senhora da Nazaré ao Papa

Responsáveis querem promover candidatura do culto a Património Imaterial e Cultural da Humanidade

Lisboa, 14 nov 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje, no Vaticano, uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré, informou o município português, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Está cumprido o objetivo de entregar a imagem ao Santo Padre e de solicitar o apoio à candidatura que queremos apresentar à UNESCO. Foi um momento muito emocionante na minha vida, enquanto Presidente de Câmara e devoto de Nossa Senhora da Nazaré”, refere Walter Chicharro, presidente da Câmara.

Os peregrinos da Nazaré quiseram manifestar ao Papa a pretensão de classificar o culto e devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré como Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.

O grupo foi composto pelo padre Paolo Lagatta, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré; o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro; o presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Nuno Batalha; e membros da Paróquia de Nossa Senhora das Areias da Pederneira.

O Papa Francisco receber uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré no final da audiência geral, que decorreu na Praça de São Pedro.

O processo de candidatura do culto de Nossa Senhora da Nazaré a Património Imaterial e Cultural da Humanidade, está em “fase de preparação” e quer “ressaltar a importância que teve o culto mariano de Nossa Senhora da Nazaré na génese da Evangelização e propagação do mesmo em várias partes do mundo”, salienta uma nota da organização.

A imagem de Nossa Senhora da Nazaré, que foi entregue ao Papa Francisco é de uma artista local, Teresa Brito.

O município assinala, em comunicado, que a proposta de classificação é uma iniciativa do presidente da Autarquia, e está em preparação “há alguns meses, surgindo, agora, a oportunidade de a divulgar”.

“Fortalecer a história milenar de construção de uma fé e de um lugar, uma história e uma fé feita de peregrinações que preenchem séculos e cimentam a nossa identidade Cristã; e promover a salvaguarda de uma importante herança comum e universal, para que não se perca e seja garantida a sua continuidade, através dos caminhos da fé”, são os objetivos desta candidatura.

OC

Partilhar:
Scroll to Top