Igreja/Portugal: D. José Cordeiro fala em «grande momento da Igreja em Portugal» com a realização de Congresso Eucarístico Nacional

Arcebispo de Braga fala do encontro «com os pobres, os mais vulneráveis», a partir de Cristo «no pão da Eucaristia, da caridade»

Fátima, 12 set 2023 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade (CELE) destacou a importância do próximo Congresso Eucarístico Nacional, apontando ao encontro “com os pobres, os mais vulneráveis”, a partir de Cristo “no pão da Eucaristia, da caridade”.

“A celebração de um Congresso Eucarístico Nacional passa pelo congregar de todas dioceses num lugar e fazendo dele uma estação dessa plenitude de vida que nasce da Eucaristia”, disse D. José Cordeiro à Agência ECCLESIA.

O 5.º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), com o tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. ‘Reconheceram-no ao partir o Pão’(Lc 24,35)” vai realizar-se em Braga, de 31 de maio a 2 de junho de 2024.

“Este partir do pão é o próprio Cristo que é partido no pão da Eucaristia, da caridade, no encontro com os pobres, os mais vulneráveis, mais frágeis, com todas as necessidade do mundo em que vivemos para que tenhamos este sentido de plenitude. E sejamos capazes à luz das escrituras reconhecê-los em todas as pessoas e situações da comunidade neste tempo tão delicado”, desenvolveu o presidente da CELE.

O logotipo do 5.º CEN foi apresentado numa reunião, de preparação da participação da Igreja neste encontro e no congresso internacional, aos delegados aos congressos eucarísticos das dioceses católicas portuguesas, no dia 4 de setembro, em Fátima.

D. José Cordeiro explicou que quiseram que o logotipo “significasse exatamente aquilo que foi a escolha do tema”, “as mãos que fracionam o pão, que o repartem, para que seja alimentada esperança”.

“Não apenas a fome biológica, mas esta fome espiritual, e que sejamos juntos capazes de na Eucaristia o tornar reconhecível como os discípulos de Emaús, a liturgia que faz com que o reconheçam ao partir do pão”, acrescentou o arcebispo de Braga.

O responsável assinala que o 5.º CEN vai também comemorar o centenário do 1.º Congresso Eucarístico Nacional, que foi realizado também em Braga, e num alinhamento “na continuidade da Jornada Mundial da Juventude (Lisboa 2023), do processo sinodal, do jubileu”.

“Que nos impulsione a um novo horizonte de esperança, como peregrinos de esperança, na centralidade da Eucaristia, que é ela que faz a Igreja, e a Igreja faz a Eucaristia e do pão partido, no pão da Palavra, no perdão, na Eucaristia. Sejamos mais atentos aos jovens, aos pobres, à Casa Comum, à ecologia, à espiritualidade, à pastoral”, desejou.

O arcebispo primaz espera que seja CEN seja um “momento marcante” da Igreja em Portugal “que peregrina nas 21 dioceses”, e fazer sinodalidade conjuntamente, “não apenas ser um marco comemorativo mas estação centrada no essencial, a evangelização, a edificação da comunidade”.

Também em 2024, após o 5.º CEN, realiza-se no 53.º Congresso Eucarístico Internacional, em Quito, no Equador, de 8 a 15 de setembro, com o tema ‘Fraternidade para curar o mundo. “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8)’.

O presidente da CELE é o delegado nacional para os congressos eucarísticos e está, neste momento, a participar na assembleia plenária para os Congressos Eucarísticos Internacionais, na cidade de Quito, desde esta segunda-feira, 11 setembro.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top