Igreja/Portugal: Conferência Episcopal saúda anúncio da visita do Papa

Bispos destacam percurso de preparação para a JMJ Lisboa 2023, «forte momento de renovação»

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 22 mai 2023 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou hoje “grande alegria” pelo anúncio da segunda visita do Papa ao país, que vai decorrer de 2 a 6 de agosto deste ano, por ocasião da JMJ Lisboa 2023.

“É com grande alegria que a Conferência Episcopal Portuguesa acolhe a informação, transmitida hoje pela Santa Sé, sobre a viagem do Papa Francisco a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, de 2 a 6 de agosto de 2023”, indica uma nota dos bispos, enviada à Agência ECCLESIA.

O organismo episcopal destaca que, desde o anúncio da realização da JMJ em Portugal, a 27 de janeiro de 2019 no Panamá, “todas as dioceses portuguesas têm vivido a JMJ em encontros de oração, celebração e reflexão, e em inúmeros acontecimentos a nível religioso e cultural”.

“A peregrinação dos Símbolos da Cruz e do Ícone mariano ‘Salus Populi Romani’ pelas dioceses continua a ser momento agregador de todo este processo de renovação pastoral, particularmente entre os jovens no seu entusiasmo e criatividade”, assinala o comunicado.

Os bispos católicos assinalam que estes mais de quatro anos, “em grande parte vividos em pandemia, culminarão na primeira semana de agosto em Lisboa com a presença de centenas de milhares de jovens vindos de todo o mundo, em celebrações presididas pelo Santo Padre”.

Desejamos que a presença do Papa Francisco entre nós, e que inclui uma significativa peregrinação ao Santuário de Fátima, seja um forte momento de renovação e graça para a Igreja em Portugal, especialmente para os jovens, chamados por Cristo Vivo a serem autênticos evangelizadores numa Igreja sinodal e sempre em missão”.

O Papa vai visitar Portugal de 2 a 6 de agosto deste ano, para presidir à JMJ Lisboa 2023, deslocando-se ainda ao Santuário de Fátima, anunciou hoje o Vaticano.

“Por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude, acolhendo o convite das autoridades civis e eclesiais de Portugal, Sua Santidade Papa Francisco deslocar-se-á a Lisboa de 2 a 6 de agosto deste ano, realizando no dia 5 uma visita ao Santuário de Fátima”, assinala o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em declaração enviada aos jornalistas.

Em nota divulgada online, o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, assinala o “caráter singular da realização da Jornada Mundial da Juventude” no país, sublinhando “a importância da visita a Portugal de Sua Santidade o Papa Francisco, momento único e indelével na nossa vida coletiva”.

Desde a sua eleição pontifícia, em 2013, Francisco visitou 60 países: Brasil, Jordânia, Israel, Palestina, Coreia do Sul, Turquia, Sri Lanka, Filipinas, Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba, Estados Unidos da América, Quénia, Uganda, República Centro-Africana, México, Arménia, Polónia, Geórgia, Azerbaijão, Suécia, Egito, Portugal, Colômbia, Mianmar, Bangladesh, Chile, Perú, Bélgica, Irlanda, Lituânia, Estónia, Letónia, Panamá, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Bulgária, Macedónia do Norte, Roménia, Moçambique, Madagáscar, Maurícia, Tailândia, Japão, Iraque, Eslováquia, Chipre, Grécia (após ter estado anteriormente em Lesbos),  Malta, Canadá, Cazaquistão, Barém, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Hungria; Estrasburgo (França) – onde esteve no Parlamento Europeu e o Conselho da Europa -, Tirana (Albânia), Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) e Genebra (Suíça).

OC

Igreja: Papa visita Portugal de 2 a 6 de agosto

 

Partilhar:
Scroll to Top