Igreja/Portugal: Conferência Episcopal promove campanha de Advento/Natal em favor das comunidades cristãs da Terra Santa

Assembleia manifestou «solidariedade» para com a Igreja e povo de Moçambique e com a população de Valência, em Espanha

Fátima, 14 nov 2024 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou hoje que vai organizar uma campanha de Advento/Natal destinada às comunidades cristãs da Terra Santa, “duramente atingidas pela guerra”.

A iniciativa vai desenvolver-se “através da criação de uma conta solidária, cabendo a cada diocese encontrar outras formas de recolha de fundos”, revela a CEP, no comunicado final da Assembleia Plenária, que termina hoje em Fátima.

A Conferência Episcopal Portuguesa disse ainda acompanhar “com particular preocupação a situação que se vive hoje em Moçambique” e exprimiu “a sua solidariedade para com a Igreja irmã e o povo irmão presentes nesse país”.

“Já desde há vários anos, a população da região de Cabo Delgado tem sido vítima de ataques terroristas que têm causado a morte e a deslocação forçada de largos milhares de pessoas. Esse drama perdura, apesar de ser periodicamente esquecido”, pode ler-se.

A CEP junta-se ao apelo dos bispos moçambicanos e do Papa Francisco para o “restabelecimento do caminho da democracia, da justiça e da paz”.

Foto: Agência ECCLESIA/MC

A Conferência Episcopal de Moçambique convocou para 24 de novembro uma jornada nacional de oração pela paz e reconciliação, face à violência que se vive no país, na sequência do anúncio dos resultados parciais das eleições gerais, legislativas e das assembleias provinciais, que tiveram lugar no dia 9 de outubro.

A Assembleia expressou ainda a “sua proximidade e solidariedade efetiva para com a população de Valência, gravemente atingida pela dramática situação de destruição ambiental que se traduziu na perda de centenas de vidas humanas e incontáveis perdas materiais”.

O fenómeno meteorológico DANA provocou chuvas torrenciais e inundações que a 29 de outubro causaram a morte a mais de 200 pessoas, destruíram casas e infraestruturas na região de Valência.

A 210ª Assembleia Plenária da CEP iniciou-se na segunda-feira e termina hoje, no Centro Pastoral Paulo VI.

OC/LJ

Partilhar:
Scroll to Top