Igreja/Portugal: Conferência Episcopal fez nomeações para a Pastoral Operária e para o Ensino Superior

Conselho Permanente está também a preparar a próxima Assembleia Plenária dos bispos portugueses

Lisboa, 12 set 2024 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) nomeou um novo assistente nacional para a Pastoral Operária, a Liga Operária Católica e a Juventude Operária Católica, e um novo coordenador nacional para a Pastoral do Ensino Superior.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Conselho Permanente da CEP informa que o padre Pedro Silveira Lima, da Diocese de Angra, foi nomeado como Assistente Nacional da LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos) e da JOC, a Juventude Operária Católica.

O órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal informa também que o Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES) também tem um novo coordenador, e para estas funções foi escolhido o padre Miguel Gonçalves Ferreira; o sacerdote da Companhia de Jesus (jesuíta) é o atual diretor da Pastoral Universitária e do Ensino Superior da Arquidiocese de Évora.

O comunicado informa que o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa esteve reunido em Fátima, esta terça-feira, dia 10 de setembro, para preparar a agenda da próxima Assembleia Plenária, que se vai realizar de 11 a 14 de novembro de 2024, e que “será divulgada nos inícios de novembro”.

O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.

Atualmente, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal é constituído por D. José Ornelas (presidente da CEP), bispo de Leiria-Fátima; D. Virgílio Antunes (vice-presidente), bispo de Coimbra; padre Manuel Barbosa (secretário); e cinco vogais: D. Rui Valério, patriarca de Lisboa (por inerência do cargo); D. Manuel Linda, bispo do Porto; D. António Moiteiro, bispo de Aveiro; D. José Traquina, bispo de Santarém; e D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora.

CB

Partilhar:
Scroll to Top