Igreja/Portugal: Bispos solidários com a Guiné-Bissau

Fátima, Santarém, 19 abr 2012 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou hoje a sua solidariedade com a Guiné-Bissau, após o golpe de Estado que há uma semana foi levado a cabo por militares.

“Os bispos portugueses acompanham com solicitude o povo da Guiné Bissau, na presente situação difícil, sentindo se particularmente unidos aos seus bispos e a toda a Igreja local”, assinala o comunicado final da assembleia plenária da CEP, que se concluiu esta tarde em Fátima.

Os partidos da oposição guineense e o Comando Militar que protagonizou um golpe de Estado assinaram esta quarta-feira em Bissau um acordo que dissolve o parlamento e cria um Conselho de Transição para marcar eleições num prazo de dois anos.

Na terça-feira, os bispos católicos da Guiné-Bissau lançaram um apelo ao “respeito sagrado pelas leis da República e pelas instituições democraticamente eleitas”, condenado o golpe.

No último dia 12, um grupo de militares guineenses atacou a residência do primeiro-ministro e candidato presidencial, Carlos Gomes Júnior, e ocupou vários pontos estratégicos da capital do país lusófono.

OC

Partilhar:
Scroll to Top