Igreja: Organismo internacional do serviço dos acólitos está reunido em Braga

Arcebispo do Luxemburgo, cardeal Jean-Claude Höllerich, preside à assembleia geral na arquidiocese portuguesa

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia de Braga

Braga, 27 fev 2024 (Ecclesia) – O organismo internacional que tutela o serviço dos acólitos na Igreja Católica – o Coetus Internationalis Ministrantium (CIM) – está reunido na sua assembleia geral, com mais de 30 pessoas de doze países, na Arquidiocese de Braga.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Departamento Arquidiocesano para a Liturgia de Braga informa que nesta assembleia geral os membros do CIM cão ter “momentos formais” para aceitação de novos membros, para apresentar os relatórios de atividades dos três grupos linguísticos.

Os participantes desta assembleia do organismo internacional que tutela o serviço dos acólitos vão decidir também a participação no ‘Jubileu dos Jovens’ das celebrações do Ano Santo 2025, de 23 de julho a 3 de agosto de 2025, em Roma, e para falar sobre iniciativas que “promovam o culto” a São Tarcísio, o padroeiro dos acólitos

Da missão do Coetus Internationalis Ministrantium consiste também organizar a Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma, a próxima edição realiza-se neste ano de 2024, de 29 de julho a 2 de agosto, e faz parte da agenda de trabalho desta assembleia geral “ultimar a preparação” da PIAR.

A PIAR 2024, informou o Serviço Nacional de Acólitos (SNA) à Agência ECCLESIA, vai acolher milhares de acólitos na capital italiana com o lema ‘Contigo’ (Is 41, 10), no contexto de que Deus promete permanecer com Israel.

O Departamento Arquidiocesano para a Liturgia de Braga informa ainda que para além dos diversos momentos de trabalho, durante os quatro dias de assembleia geral do CIM, há também oportunidade para visitas culturais, nomeadamente, aos Santuários do Bom Jesus do Monte e de Nossa Senhora do Sameiro, e ao centro da cidade de Braga.

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia de Braga

O grupo de “mais de 30 pessoas de 12 países” vai celebrar a Eucaristia na Basílica do Bom Jesus e também na Sé de Braga.

A Assembleia Geral 2024, em Braga, foi organizada pelo comité do Coetus Internationalis Ministrantium, que é constituído pelo arcebispo do Luxemburgo, cardeal Jean-Claude Höllerich, presidente do CIM; pelo vice-presidente do CIM, Emil Alin Irimiciuc da Roménia; pelo secretário, Tobias Knell, da Alemanha; pelo tesoureiro, o padre Rui Sousa, o diretor do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia de Braga (Portugal); pelos vogais Sarah Hairbucher da Alemanha e Josip Ivesic da Croácia, além da assistente do presidente, Tanja Konsbrück.

O cardeal Jean-Claude Hollerich é o relator-geral da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, a segunda sessão desta assembleia sinodal vai decorrer de 2 a 27 de outubro, e, antes desta assembleia geral, esteve a orientar o retiro de Quaresma dos bispos portugueses, de 19 a 23 de fevereiro, em Fátima.

CB/OC

 

Sínodo 2021-2024: Processo lançado pelo Papa oferece «instrumento para enfrentar as grandes questões», diz relator-geral

Partilhar:
Scroll to Top