Igreja/Música: «É preciso trabalhar novos sentidos de evangelização» – Padre Samuel Camacho 

Diocese vai ser representada pela Paróquia de Quarteira no Festival Nacional da Canção Mensagem

Faro, 08 out 2024 (Ecclesia) – O assistente espiritual do Setor da Pastoral da Juventude da Diocese do Algarve destacou a importância da música para a fé cristã, porque “ajuda a viver a mensagem de Deus”, no 15.º Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem.

“Há muitas músicas que transmitem muito bem e fielmente aquilo que é a palavra de Deus e algumas, provavelmente, vocês já escutaram”, disse o padre Samuel Camacho, citado pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O Setor da Pastoral da Juventude da Diocese do Algarve dinamizou o seu 15.º Festival Jovem da Canção Mensagem este sábado, dia 5 de outubro, no Centro Pastoral de Pêra, onde o seu assistente assinalou que “é preciso trabalhar novos sentidos de evangelização”.

O padre Samuel Camacho partilhou as suas preferências musicais no ‘Spotify’, uma plataforma na internet de streaming de música, podcasts e vídeos, e indicou, como exemplo, a canção ‘Daylight’, do cantautor americano David Kushner.

“Quando quisermos trazer outros jovens para o grupo, podíamos começar a rezar com este tipo de músicas porque elas servem também para isso”, acrescentou.

O assistente espiritual da Pastoral da Juventude da Diocese do Algarve destacou a importância da música para a fé cristã, porque “ajuda a viver a mensagem de Deus”, e alertou também para letras que se cantam, por serem “completamente contrárias” àquilo em que se acredita.

O Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem, segundo este responsável, também teve como objetivo a valorização das letras das canções, que nesta edição tiveram como tema geral ‘Compartilha’.

“Acreditamos que o Espírito Santo inspira tanto os profetas como os apóstolos que escreveram a Bíblia, como também cada um de nós”, referindo, acrescentando que as bandas a concurso “são fruto do trabalho do Espírito Santo”.

O grupo ‘Sonus Laudis’, da Paróquia de Quarteira, foi o vencedor desta edição do festival diocesano e vai representar a Diocese do Algarve no Festival Nacional da Canção Mensagem 2024, no dia 19 de outubro, em Lisboa, integrado no programa do Encontro da Juventude ‘Rejoice!’.

A canção ‘Compartilha’, com letra e música de Jorge Semião, foi interpretada pelo grupo ‘Sonus Laudis’ que é constituído por Carolina Semião, Eva Pardal, Jorge Semião, Margarida Espadinha e Rodrigo Semião; a paróquia de Quarteira já tinha ganho o festival diocesano do Algarve, em 2019.

O 15.º Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem do Algarve teve dois grupos a concurso, os ‘Sonus Laudis’ e o grupo ‘Adsumus Laudem’, das Paróquias de Tavira, que cantou ‘Lança-te a um novo mar’, com letra de Isabel Trindade, o júri foi constituído pelo padre Samuel Camacho, o músico Carlos Martins, e a educadora de infância Ana Mendonça da Silva; o festival incluiu ainda um concurso de claques, a Paróquia de Quarteira foi a vencedora, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top