Igreja/Media: Podcast «Amor que Transforma» une Cáritas e Agência ECCLESIA (c/vídeo)

«Comunicar com propósito e com sentido torna-nos mais próximas das pessoas», diz Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa

Lisboa, 25 abr 2023 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa e a Agência ECCLESIA lançam hoje o podcast ‘Amor que Transforma’, um projeto de “comunicação livre” que quer apresentar ações da organização católica de solidariedade e assumir-se como espaço de reflexão partilhada.

“Comunicar com propósito e com sentido torna-nos mais próximas das pessoas”, refere Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, no episódio inaugural.

A responsável aponta à necessidade de “caminhos comuns”, através da comunicação, ideia reforçada por Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA.

“A comunicação é um instrumento ótimo para a relação, que permite o nosso conhecimento recíproco”, refere o jornalista.

Márcia Carvalho, responsável pela comunicação da Cáritas Portuguesa, destaca, por sua vez, que apesar da velocidade que marca a sociedade contemporânea, as pessoas “estão predispostas a ouvir”.

“A comunicação liberta na mesma medida em que o amor transforma”, acrescenta.

Rita Valadas recorda o impacto da pandemia, que despertou a necessidade de “mostrar” o trabalho da Cáritas, tanto para a encontrar como para apresentar os “tesouros” da sua realidade.

“As pessoas começaram a aproximar-se”, relata.

‘Amor que Transforma’ está disponível nos sites e redes sociais da Agência ECCLESIA e Cáritas Portuguesa, além das respetivas contas na plataforma Spotify.

“Queremos a partir daqui olhar para a realidade social, política, económica e eclesial com a marca própria de quem acredita que o Amor liberta e a Comunicação aproxima”, indica a nota de apresentação do projeto, lançado simbolicamente no dia 25 de Abril.

A presidente da Cáritas Portuguesa admite que, após quase meio século de democracia, persistem “muitas frentes de batalha”, no combate à pobreza e desigualdade social.

“Nunca devemos perder do horizonte a necessidade de encontrar caminhos de autonomização, os direitos, liberdades e garantias. Esse papel é quase tão importante como dar de comer”, sustenta Rita Valadas.

O próximo tema do podcast vai ser a “empregabilidade”, partilhando experiências e recursos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top