Igreja/Media: Novo filme recorda passagem do Papa pela sede da «Scholas Cascais»

Francisco deu a pincelada final a «maior mural educativo do mundo»

 

Cidade do Vaticano, 15 mar 2024 (Ecclesia) – A Aldeas, produtora da ‘Scholas Occurrentes’, vai lançar o filme ‘A Vida entre Mundos’, que recorda a passagem do Papa pela sede da ‘Scholas Cascais’, em agosto de 2023, durante a JMJ.

“No âmbito da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, o Papa Francisco celebrou com os jovens de Cascais a criação da maior obra de arte do mundo. Ali, sua santidade deu os últimos retoques num mural de 4 km de comprimento que culmina na Capela Sistina dos jovens e que foi capaz de reunir a diversidade de gerações, origens e crenças de toda uma comunidade”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela instituição.

“A Vida entre Mundos” junta os percursos dos protagonistas deste momento, que “atravessam todas as gerações e uma profunda diversidade de realidades e crenças”.

Os promotores dizem que este filme é “um hino à humanidade, ensinando com a sua poética sonora e visual a nossa responsabilidade de olhar de frente o próprio caos, de ir ao encontro da vida e de dar sentido à existência”.

A estreia da longa-metragem decorreu durante uma projeção privada, reservada aos jovens da ‘Scholas Occurrentes’ de diferentes nacionalidades, aos produtores envolvidos no projeto, aos representantes da Câmara de Cascais que apoiaram o documentário e à imprensa local.

Este filme confirma o compromisso do movimento Scholas com a educação na diversidade e na integralidade e a necessidade da arte para a transformação social e a construção de um mundo mais Belo, Justo e Fraterno”.

Foto: Lusa

Na visita à sede da ‘Scholas Cascais’, a 3 de agosto de 2023, o Papa deu a pincelada final ao “maior mural educativo do mundo”.

“Scholas é um encontro, andando, todos, do país que sejas, da religião sejas”, afirmou.

Um jovem guineense e um muçulmano apresentaram o seu testemunho ao Papa, e de improviso Francisco respondeu às perguntas, pedindo que se viva um “respeito dinâmico”, que coloca em movimento.

‘Scholas Cascais’ informou que o “maior mural educativo do mundo” foi construído por mais de quatro mil pessoas, de cinco mil instituições, criado a partir de “encontros inter-religiosos, intergeracionais e interculturais”, para acolher Francisco.

Com a participação de 100 organizações da comunidade de Cascais, Portugal, com a participação de 2000 pessoas, que, em grupos de 5 a 10 elementos, criaram coletivamente 300 murais que são reunidos numa única obra.

O projeto “A Vida Entre Mundos” procura realçar que “a multiplicidade e a diversidade de cada participante, de cada entidade, coexistem numa única obra, e é precisamente o encontro dessa diferença que lhe dá sentido”.

Para este mural, foram utilizados mais de 1500 litros de tinta e 12 mil pincéis, num processo que demorou mais de 500 horas de pintura.

A fundação pontifícia ‘Scholas Occurrentes’ é um movimento educativo internacional lançado globalmente em 2013 pelo Papa Francisco e assume o objetivo de “transformar a educação através de novas metodologias de aprendizagem, utilizando a tecnologia, o desporto e as artes para responder à sede de sentido do mundo”.

OC

Encontro com os jovens das Scholas Occurrentes

Partilhar:
Scroll to Top