Igreja: Mais de 600 pessoas do arciprestado de Abrantes peregrinaram até à Sé de Portalegre

Peregrinação aconteceu no âmbito dos 475 anos da Diocese de Portalegre Castelo-Branco

Lisboa, 22 out 2024 (Ecclesia) – Mais de 600 pessoas do Arciprestado de Abrantes participaram, no domingo, na peregrinação jubilar à Sé catedral de Portalegre, assinalando os 475 anos da diocese.

Organizados em grupos, autocarros e em famílias, os participantes chegaram ao Seminário de Portalegre onde se iniciou o dia, com um momento de oração e celebração do sacramento da reconciliação.

Segundo o jornal “Nova Aliança”, da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, os agrupamentos de escuteiros organizaram um momento destinado às crianças e apropriado à sua faixa etária.

Após o almoço, seguiu-se a peregrinação rumo à Sé catedral, com os escuteiros a carregar à frente a Cruz da Jornada Mundial da Juventude.

Quando chegaram à Sé, os peregrinos tiveram um momento de reflexão e oração e depois fizeram a entrada pela Porta Santa.

De seguida, o bispo da Diocese de Portalegre Castelo-Branco, D. Antonino Dias, presidiu à Eucaristia.

Catequese, oração e adoração, reconciliação, peregrinação e eucaristia foram os desafios propostos para este dia, acompanhado pelo bispo diocesano, D. Antonino Dias, e alguns párocos do Arciprestado de Abrantes.

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco iniciou no dia 21 de agosto a celebração dos 475 de criação.

O Papa Francisco concedeu, a pedido de D. Antonino Dias, por razão desta efeméride, à Catedral de Portalegre, a graça de ser Igreja Jubilar de 21 de agosto de 2024 a 21 de agosto de 2025.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top