Igreja: Grupo de leigos brasileiros na Arquidiocese de Braga forma grupo sinodal

Braga, 27 jun 2023 (Ecclesia) – Um grupo de leigos brasileiros na Arquidiocese de Braga formou um grupo sinodal e vão ter hoje a sua primeira reunião, em formato online, às 21h00.

“Uma iniciativa que busca fortalecer a participação da comunidade migrante na vida da Igreja e promover a sinodalidade em todas as suas dimensões”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este grupo sinodal é uma resposta à chamada do Papa Francisco para que “a sinodalidade chegue às periferias e inclua a diversidade de vozes e experiências”.

O grupo sinodal convida todos os brasileiros na Arquidiocese de Braga a participar nestes “encontros sinodais”.

As reuniões vão ser momentos de oração, reflexão e diálogo, guiados pelo espírito da sinodalidade.

Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no site www.sinodoembraga.pt.

O grupo também pede o apoio das paróquias, movimentos e departamentos para divulgar esta iniciativa a toda a comunidade brasileira na Arquidiocese de Braga.

O arcebispo de Braga lançou, no dia 2 de junho, um convite à diocese para que todos participem na II Assembleia Sinodal, marcada para o dia 16 de setembro, propondo uma “atitude diferente, que congregue todos”.

“Aqui, na Arquidiocese de Braga, queremos prosseguir com o caminho sinodal. Queremos juntos ser esta Igreja sinodal, samaritana, este ano sublinhando que, onde há amor, aí habita Deus. Convido-vos a consultar o site ‘Sínodo em Braga’ e a participar nos grupos sinodais já criados, ou porventura a criar”, refere D. José Cordeiro, numa mensagem em vídeo, divulgada online.

Os grupos sinodais são convidados a partilhar contributos, com a Equipa Sinodal, através do site da Assembleia, até ao dia 31 de julho.

O Vaticano apresentou o ‘Instrumentum Laboris’ (IL), documento de trabalho para a primeira sessão da XVI assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, no dia 20 de junho, apelando à criação de comunidades inclusivas, onde “todos se sintam bem-vindos”.

“O chamamento radical é para construirmos juntos, sinodalmente, uma Igreja atraente e concreta: uma Igreja em saída, na qual todos se sintam bem-vindos”, indica o novo texto, que encerra a primeira fase do processo sinodal, lançado pelo Papa em 2021.

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

LFS/OC/CB

Partilhar:
Scroll to Top