Igreja/Ensino: Universidade Católica Portuguesa renova aposta em «Teologia para todos»

Responsáveis destacam papel do conhecimento teológico na compreensão da realidade social

Lisboa, 05 jul 2017 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai reforçar no próximo ano académico a sua aposta em “alargar o horizonte” dos cursos que são propostos, com recurso às novas tecnologias.

O padre João Lourenço, diretor da FT, sublinha, em entrevista à Agência ECCLESIA, a diversidade de propostas formativas da instituição para 2017/2018, que renova o slogan ‘Teologia para todos’.

O responsável assinala os “três grandes objetivos” da instituição, que passam por “servir de uma forma mais direta a Igreja na formação dos agentes primeiros da ação pastoral”, promover “a investigação sobre a área científica de Teologia”, e “dar resposta a públicos muito diversificados que procuram aprofundar os fundamentos da fé que professam” ou “habilitar-se para exercer com maior competência missões e funções que lhes são pedidas”.

O padre João Lourenço observa que cada vez mais pessoas procuram a Teologia por causa do seu papel na “compreensão do mundo e da realidade social”.

A resposta da FT passa pelos cursos curriculares e institucionais, a que se têm vindo a somar “cursos de formação contínua em vários domínios”.

O diretor da instituição da UCP sublinha que a faculdade presta um serviço que “não se esgota” na atribuição de graus académicos, com “orientação diferente” sem que isso signifique “menos qualidade”.

“Nós não só temos diferentes públicos, mas estamos inseridos num contexto plural, das múltiplas ciências”, acrescenta.

Juan Ambrósio, professor da FT, refere por sua vez que ainda existe um “desconhecimento” das possibilidades oferecidas para quem quer aprofundar os seus “conhecimentos teológicos”.

Nesse sentido, aponta os novos “itinerários” formativos e pedagógicos, que permitem fazer cursos à distância, sem necessidade de deslocar-se aos centros da FT em Lisboa, Porto ou Braga.

Entre os cursos específicos apresentados, repete-se o “Mundo da Bíblia”, em parceria com a Agência ECCLESIA, que pode “avançar” para um estudo mais específico de alguns dos livros da Sagrada Escritura.

Outras áreas de formação são o “Pensamento Social Cristão” ou o curso sobre o Concílio Vaticano II, além do curso presencial, de curta duração, dedicado ao “evangelista do ano”, ou seja, ao autor do Evangelho que é proclamado no ano litúrgico durante as celebrações eucarísticas.

Rui Ruivo, aluno que está a concluir o curso de Teologia, chegou à Faculdade depois de outro percurso formativo, “na área da gestão”.

O seminarista da Diocese de Leiria-Fátima teve de aprender a “pensar diferente”, desde logo a partir da componente inicial da área da Filosofia.

“Depois, entrar pela Teologia adentro foi quase como ser um novo cristão, tendo um olhar diferente, mais profundo”.

A Faculdade de Teologia da UCP propõe uma Licenciatura em Ciências Religiosas (3 Anos), o Mestrado Integrado em Teologia (5 anos), mestrados em Ciências Religiosas (2 Anos) e em Estudos da Religião (2 anos), além do Doutoramento em Teologia, cursos reconhecidos pela Santa Sé e pelo Estado português.

OC

Partilhar:
Scroll to Top