Igreja/Desporto: Papa saudou atletas paralímpicos através do Twitter

Igreja Católica dinamiza projetos de promoção dos valores humanos e sociais

Cidade do Vaticano, 12 set 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou hoje “uma saudação” a todos os atletas que estão a participar nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 através da sua conta na rede social Twitter.

“Uma saudação a todas as atletas e os atletas participantes nas Paraolimpíadas: que o desporto seja ocasião de crescimento e de amizade”, escreveu o Papa Francisco na sua conta em língua portuguesa.

A publicação feita há cerca de cinco horas conta já com mais de 900 partilhas e  3400 gostos em @Pontifex_pt.

Na rede social Twitter, nas nove línguas, Francisco tem mais de 30 milhões de seguidores.

Os Jogos Paralímpicos 2016 começaram no dia 7 de setembro e terminam este domingo e estão no Rio de Janeiro, Brasil, mais de 4300 atletas, de 162 países, que vão disputar 534 provas em 23 modalidades.

De Portugal participam 29 atletas que competem em sete modalidades – judo; tiro; atletismo; natação; boccia; equitação e ciclismo – e a delegação lusa tem como lema ‘Igualdade, inclusão e excelência desportiva’.

O atleta Luís Gonçalves conquistou a primeira medalha para Portugal, a de bronze, com o terceiro lugar na prova dos 400 metros T12 (deficiência visual), no dia 9 de setembro; O campeão mundial da distância correu a final em 49,54 segundos.

De recordar que o maratonista português Jorge Pina em entrevista à Agência ECCLESIA disse que ao sonho de uma medalha alia o desejo de correr até ao Vaticano e encontrar-se com o Papa Francisco.

O atleta que destacou a importância de haver “mais ética e humanidade” no desporto e na vida vai participar na maratona classe T12, no dia 18 de setembro às 13h00 locais (mais quatro horas em Lisboa).

Esta é a terceira vez que Jorge Pina participa nos Jogos Paralímpicos, depois de Pequim em 2008 e de Londres em 2012, e espera subir ao pódio “para agarrar uma medalha e trincá-la”.

A Igreja Católica no Brasil também está presente nos Jogos Paralímpicos com projetos de promoção dos valores humanos e sociais e através do atendimento religioso na Vila Olímpica, depois da participação nos Jogos Olímpicos 2016 em agosto.

Antes de começarem os eventos desportivos o arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, considerou que a Igreja “não se pode omitir diante da responsabilidade de fazer com que o Evangelho seja anunciado e os legados humanos e sociais se destaquem”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Pastoral do Turismo e as arquidioceses que recebem os jogos estão a promover diversas ações de evangelização de promoção dos valores humanos e sociais, como as iniciativas ‘Rio se Move’, ‘100 dias de Paz’, ‘Este é o nosso sonho olímpico’.

Por exemplo a Rede Internacional de Consagradas contra o Tráfico Humano, ‘Talitha Kum’, dinamiza uma campanha que previne para os “riscos do turismo sexual” e “tráfico humano.

A Rádio Vaticano destaca o recorde de vendas com “mais de 1,8 milhão de bilhetes” para os Jogos Paraolímpicos, de 2,5 milhões disponíveis, tornando a edição brasileira “o segundo maior sucesso de público da história do evento”, depois de Londres em 2012, com 2,7 milhões de bilhetes vendidos.

CB/JCP

Partilhar:
Scroll to Top