Igreja: D. Manuel Clemente valoriza realização de retiros de formação

Patriarca emérito de Lisboa orienta até sexta-feira o retiro anual do clero de Viseu

Viseu, 06 nov 2024 (Ecclesia) – O patriarca emérito de Lisboa, D, Manuel Clemente, que orienta o retiro anual do clero de Viseu, que decorre até sexta-feira, no Seminário Maior, na cidade, defendeu a importância da realização destas ações de formação.

Segundo o cardeal, que já esteve várias vezes na Diocese de Viseu, da qual leva “sempre uma boa recordação”, estes retiros de formação “são muito importantes” porque se trata “de fazer o que próprio Jesus fazia”, informa o gabinete de informação da diocese.

“De certa maneira, olhando o Evangelho, Jesus está sempre retirado com Deus Pai e é a partir daí que Ele atua, dizendo para cumprir a vontade do Pai. Nós somos enviados a ser testemunhas de Jesus Cristo e do amor de Deus”, afirmou.

Mais de 50 sacerdotes e diáconos estão a participar no retiro destinado ao clero da Diocese de Viseu, que teve início na segunda-feira.

D. Manuel Clemente espera que os dias de aprendizagem, oração e reflexão continuem depois no dia a dia, na diocese e nas várias paróquias que a compõem.

Além do retiro, o cardeal vai proferir esta quinta-feira a conferência “Seminário, uma história que continua”, no auditório do Seminário Maior de Viseu.

D. Manuel Clemente vai abordar o percurso do Seminário Maior de Viseu, que há 200 anos foi instalado no atual edifício, antigo convento dos padres do Oratório de São Filipe de Néri.

“O Seminário nasceu junto à Sé de Viseu, no final do século XVI, e depois é que transitou para o antigo convento dos oratorianos. Irei falar sobre a história, como aconteceu a mudança e como foi correspondendo às necessidades de cada época, nos séculos XVIII, XIX e XX, abordando também a perspetiva do que são hoje os seminários”, referiu.

Segundo o cardeal, o objetivo dos seminários é “refazer, com os que se vão formar para a vida pastoral, aquilo que Jesus fez com aquele grupo que também escolheu e que ele chamou para andar com ele, os apóstolos, para aprenderem e para os enviar em missão”.

LJ/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top