Igreja: D. Carlos Azevedo nomeado delegado do Comité Pontifício para as Ciências Históricas

Bispo português era delegado do antigo Conselho Pontifício para a Cultura

Cidade do Vaticano, 03 dez 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje D. Carlos Azevedo delegado do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, até agora delegado do antigo Conselho Pontifício para a Cultura.

A nomeação tornada pública pela Sala de Imprensa do Vaticano esta manhã, que indicou ainda a nomeação do padre Emílio Nappa como secretário adjunto do Dicastério para a Evangelização.

D. Carlos Alberto de Pinho Moreira Azevedo foi nomeado, em 2011, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, que com a entrada em vigor da nova constituição apostólica “Praedicate Evangelium”, em junho, passou a integrar o Dicastério para a Cultura e a Educação.

O bispo português, historiador de formação e membro da Academia Portuguesa de História, nasceu em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira, a 4 de setembro de 1953; estudou nos Seminários do Porto e no Instituto de Ciência Humanas e Teológicas, doutorou-se em 1986, na Faculdade de História Eclesiástica da Universidade Gregoriana, em Roma, e durante esse período, colaborou na Secretaria de Estado do Vaticano, na secção de língua portuguesa.

D. Carlos Azevedo foi professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) desde 1987 e vice-reitor da instituição académica (2000-2004); presidiu à direção do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP, de 1992 a 2001, e dirigiu a obra ‘Dicionário e História religiosa de Portugal’, editada pelo Círculo de Leitores, tendo sido também presidente da comissão científica para a publicação da Documentação Crítica de Fátima (1998-2008).

Foi nomeado por João Paulo II como bispo auxiliar de Lisboa a 4 de fevereiro de 2005 e ordenado no Porto, a 2 de abril de 2005.

LS

 

Partilhar:
Scroll to Top