Igreja/Cultura: Exposição propõe descoberta da Bíblia através do tato (c/fotos)

«Experiências tangíveis» reúne obras de 34 artistas, no Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia, em Fátima

Fátima, 20 ago 2024 (Ecclesia) – O Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, acolhe até 7 de setembro a exposição ‘A Bíblia – Experiências tangíveis’, que desafia os visitantes a descobrir a arte através do tato, em obras inspiradas por passagens da Escritura com vários materiais e texturas.

A mostra reúne um total de 34 obras, criadas por artistas da Itália e de Portugal, numa iniciativa organizada pelo Consolata Museu, a sua liga de amigos e Mattea Micello, historiadora e crítica de arte.

Em declarações à Agência ECCLESIA, a especialista sublinha que o objetivo da exposição é permitir que artistas e público se encontram “nas suas emoções”.

Os visitantes são convidados a contactar as obras de olhos fechados, para valorizar “a perceção do toque” e “o aspeto emocional da obra”.

“Ver com os olhos é um dado informativo, mas também sentir com o toque é uma experiência diferente, não menor, que cria um relacionamento íntimo com a obra”, sustenta.

Segundo Mattea Micello, a proposta desta mostra vai gerar, no público, “imagens, associações mentais, memórias”.

“Assim, a obra torna-se parte do espectador. Consegue alcançar um relacionamento que podemos chamar de interativo e fortemente subjetivo”, precisa.

Questionada sobre a reação do público à proposta de tocar nas várias obras, a responsável destaca o “brilho” gerado pelo “encontro entre as formas e o seu toque”.

“Isso criou emoções, memórias”, declara.

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Carla Figueiredo, artista portuguesa, apresenta a peça ‘A Criação’, inspirada nos primeiros versículos do Génesis, numa “celebração da vida”.

“Nós, artistas, precisamos destes desafios, destes palcos, para mostrar as nossas obras. Quis mesmo que as pessoas pudessem tocar e abraçar o amor”, refere.

A autora disse ter sido inspirada pelo seu contacto com a natureza, para responder ao convite de apresentar uma obra a partir da sua identidade artística, oferecendo “a experiência única de poder tocar obras de arte”.

“Convido todos a abraçar o meu mundo”, conclui.

A Bíblia – Experiências tangíveis’ está aberta ao público de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, bem como aos domingos, das 15h00 às 17h00.

Grupos com mais de 10 pessoas podem agendar visitas guiadas, através do telefone 249 539 470 ou do email museuartesacra@consolata.pt.

OC

Partilhar:
Scroll to Top