Igreja/Cultura: 500 investigadores estão a escrever a História da Espiritualidade e da Mística em Portugal

Sete volumes apresentam o percurso histórico e um dicionário sobre o tema vai ter 4000 verbetes

Braga, 27 abr 2024 (Ecclesia) – O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) apresentou esta sexta-feira o projeto de elaboração da História Global da Espiritualidade e da Mística em Portugal e de um dicionário sobre o tema, que vai incluir 4000 verbetes.

Eugénia Abrantes, que preside ao IEAC-GO e coordena, com José Eduardo Franco, a obra, disse à Agência ECCLESIA que os primeiros volumes da História da Espiritualidade e da Mística, apresentada em cinco tomos e sete volumes, vão ser divulgados ainda durante este ano.

“A maior parte dos volumes já estão terminados outros estão na fase da revisão de texto e, no decorrer deste ano, estamos aptos a começar a lançar os primeiros tomos e os primeiros volumes”, disse Eugénia Abrantes.

A presidente do IEAC-GO indicou também que o dicionário é uma obra com 4000 verbetes, que estão a ser escritos por 500 investigadores de mais de 20 nacionalidades.

“Este projeto deixou de ser um projeto nacional, é bastante universal. Isso significa a valorização desta temática, como a confiança de muitos centros académicos nestes organismos, não só da Conferência Episcopal Portuguesa, que é a identidade que apoio esta projeto, mas também do IAC-GO, que assina a responsabilidade científica”, afirmou.

A História Global da Espiritualidade e da Mística em Portugal e o dicionário sobre o tema estão a ser apoiados pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), não só monetariamente, mas também na sua redescoberta da História, desde o século XIII até ao século XXI.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, refere-se à importância da obra pela História que apresenta sobre o tema na Igreja Católica, noutras religiões e também noutros “espaços culturais”, que “têm muito a dizer”.

“A CEP achou que era um projeto interessante para investigar e divulgar. Está a ser feito, neste momento, e o trabalho já produzido está muito avançado. É um projeto que vai ter uma dimensão na Igreja e na cultura portuguesa”, afirma o secretário e porta-voz da CEP.

Para o presidente da CEP, D. José Ornelas, o projeto que está a ser desenvolvido “é fundamental para qualquer domínio da cultura”.

“Esta obra que está a nascer, que vai começar a aparecer, tem a ver com o nosso ser português”, afirma o presidente da CEP.

Para D. José Ornelas, conhecer a Espiritualidade e a Mística permite conhecer a comunidade lusófona e a cultura gerada com a “mestiçagem da fé”.

“Exprimir tudo isso tem a ver com o que nos somos, coma nossa cultura, a nossa identidade e também como essa identidade se multiplicou e se encarnou noutros contextos”, disse.

O projeto da História Global da Espiritualidade e da Mística em Portugal e de um dicionário sobre o tema foram apresentados no I Congresso Internacional de Espiritualidade e Mística em Portugal, que decorre em Braga, entre os dias 24 e 27 deste mês de abril.

PR

Igreja/Cultura: I Congresso Internacional retira da sombra os «grandes mestres espirituais portugueses»

 

Partilhar:
Scroll to Top