Igreja: Conferência Episcopal Portuguesa apoia diocese indiana, através de fundo de solidariedade

Região de Kerala foi atingida por fortes inundações

Fátima, 09 out 2018 (Ecclesia) – O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou hoje que os bispos católicos vão apoiar a diocese indiana de Tellicherry, com o seu fundo de solidariedade.

A ajuda visa a reconstrução de casas, através de um projeto da diocese, numa região afetada pelas inundações que em agosto atingiram Kerala, na Índia, as mais graves em 100 anos naquele estado do sul do país.

O padre Manuel Barbosa explicou aos jornalistas que o fundo de solidariedade da CEP, com “algumas centenas de milhares” de euros, recolhe donativos de todas as dioceses de Portugal, fruto da chamada renúncia quaresmal nas várias comunidades católicas.

As cheias em Kerala provocaram centenas de mortos e milhares de desalojados.

O secretário da CEP falou ainda sobre o encontro dos presidentes das Conferências Episcopais do mundo com o Papa, em Roma, de 21 a 24 de fevereiro de 2019, dedicado à questão dos abusos sexuais, que vai contar com a presença de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

“Queremos continuar este processo: o Papa e todas as conferências episcopais, todos nós, estamos empenhados em combater essa praga, esse crime”, assinalou o padre Manuel Barbosa.

O responsável foi questionado sobre as eleições presidenciais no Brasil, desejando que os políticos promovam “verdadeiros valores humanos e cristãos”, sem corrupção nem violência.

O Conselho Permanente da CEP esteve hoje reunido em Fátima para preparar a próxima assembleia plenária do episcopado católico, em novembro, na qual se vai debater uma carta pastoral sobre a Preparação para o Matrimónio.

“Vai no sentido de conjugarmos toda a preparação do casamento, que já existe, e o acompanhamento depois do matrimónio, nos primeiros anos em particular”, explicou o padre Manuel Barbosa.

Em cima da mesta está também a nota pastoral sobre os 175 anos de fundação do Apostolado da Oração (AO), com celebração nacional prevista para outubro de 2019 numa iniciativa conjunta do AO, da CEP e do Santuário de Fátima.

O secretário da CEP manifestou a “congratulação” do organismo episcopal pela nomeação do cardeal D. António Marto como membro do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, bem como de D. Joaquim Mendes como relator do grupo de língua portuguesa no Sínodo dos Bispos que decorre no Vaticano, marcando a estreia do português como “língua oficial” na assembleia sinodal.

O grupo de trabalho em português do Sínodo dos Bispos, o ‘Circulus Lusitanus’, é composto por padres sinodais, peritos, auditores e assistentes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola e Moçambique.

JCP/OC

Partilhar:
Scroll to Top