Igreja/Cinema: Jesuíta português traduz «Silêncio» de Martin Scorsese em desenhos

Padre Nuno Branco e ilustradora japonesa recriam cenas do filme em trailer ilustrado

Lisboa, 16 jan 2017 (Ecclesia) – O jesuíta português Nuno Branco e a artista japonesa Kumi Matsukawa vão apresentar esta terça-feira uma série de desenhos inspirados no novo filme de Martin Scorsese, ‘Silêncio’, que evoca a perseguição aos cristãos no Japão do século XVII.

A exposição com os desenhos dos ‘urban sketchers’ vai ser inaugurada às 19h00 na FNAC do Chiado (Lisboa), seguindo-se um debate com a presença de João Lopes, crítico de cinema; Nuno Galopim, jornalista; e Leonídio P. Ferreira, jornalista.

O filme, que estreia em Portugal esta quinta-feira, é baseado no romance homónimo de Shusaku Endo e conta a história de dois padres jesuítas do século XVII que foram para o Japão em busca do seu mentor, o jesuíta português Cristóvão Ferreira, e que são perseguidos e torturados durante a sua missão.

O padre Nuno Branco e Kumi Matsukawa criaram a sua interpretação das imagens do trailer oficial do filme, “suscitando o contraponto ocidente-oriente”, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A exposição vai ainda ser inaugurada na FNAC de Santa Catarina, no Porto, a 25 de janeiro; as duas mostras têm entrada gratuita.

O jesuíta Nuno Branco integra a associação ‘Urban Sketchers Portugal’ onde, em conjunto com Mário Linhares, desenvolve o projeto ‘Retiros de Diários Gráficos. O Espiritual no Desenho’, uma experiência destinada a crentes e não crentes onde a componente espiritual encontra expressão através do desenho.

O filme de Martin Scorsese evoca, sobretudo, a perseguição de milhares de cristãos no território nipónico, com interpretações de Liam Neeson, Adam Driver, e Andrew Garfield.

O realizador centra o seu trabalho no percurso de duas personagens, identificadas como jesuítas portugueses, Sebastião Rodrigues e Francisco Garupe – particularmente no primeiro -, que partem à procura de outro sacerdote da Companhia de Jesus, Cristóvão Ferreira (1580-1650), este uma figura histórica, que teria renunciado à fé cristã após ser torturado.

A mais recente edição do Semanário ECCLESIA – ‘Dúvida e martírio, de Portugal ao Japão’ – dedicada ao filme ‘Silêncio’, traz uma entrevista ao realizador Martin Scorsese à ‘America Magazine’ e diversas análises e opiniões sobre esta presença cristã no Japão.

OC

Partilhar:
Scroll to Top