Igreja: Bispo de Setúbal convida acólitos da diocese a participarem nas peregrinações a Fátima e a Roma

Cardeal D. Américo Aguiar incentiva «todas as raparigas e rapazes a responderem com um SIM generoso e feliz a estes dois momentos únicos de encontro e comunhão»

Setúbal, 19 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal convidou todos os acólitos da diocese a participarem na Peregrinação Nacional de Acólitos, no dia 1 de maio, ao Santuário de Fátima, e na Peregrinação Internacional a Roma (PIAR2024), de 28 de julho a 3 de agosto.

“Venho convidar todas as raparigas e rapazes do nosso Serviço Diocesano de Acólitos, a responderem com um SIM generoso e feliz a estes dois momentos únicos de encontro e comunhão”, lê-se na carta do cardeal D. Américo Aguiar, enviada hoje à Agência ECCLESIA pela Diocese de Setúbal.

O bispo de Setúbal destaca que a Peregrinação Nacional de Acólitos, no dia 1 de maio, e a PIAR2024, de 28 de julho a 3 de agosto, são “duas importantes peregrinações” que devem unir e reunir “neste tão importante serviço à Igreja”: “Um encontro com Deus, com o Papa e com tantos outros jovens, que no nosso país e por todo o mundo, assim dão testemunho da sua Fé”.

Neste contexto, o cardeal D. Américo Aguiar apela aos párocos e aos responsáveis das comunidades da Diocese de Setúbal que ajudem os acólitos a “reunirem as condições necessárias para poderem peregrinar a Fátima e a Roma”.

O bispo de Setúbal agradece aos acólitos a “presença em cada domingo, em cada celebração de tantas e tantas paróquias da diocese”, afirmando que “o sim” de cada um “é um sim a jesus vivo que a todos acompanha”, e aos pais e familiares desses mesmos acólitos os “sacrifícios” que fazem para que “o sim de cada um se possa concretizar”.

“Nas vidas tão preenchidas de cada família, bem sei o esforço e a determinação que são necessárias, para manter a fidelidade a este compromisso, que não é apenas pessoal, mas também familiar”, acrescentou, na carta assinada hoje, 19 de março, Solenidade litúrgica de São José.

A carta convite de D. Américo Aguiar foi dirigida ao diretor do Serviço Diocesano de Acólitos, o diácono Telmo Ribeiro Nunes, a quem agradece o seu “trabalho, empenho e dedicação” a este setor da liturgia.

D. Américo Aguiar criou o Serviço Diocesano de Acólitos, integrado na Comissão Diocesana da Liturgia e Música Sacra, no dia 18 de janeiro de 2024, para coordenar, promover e acompanhar “o exercício do ministério dos acólitos da Diocese de Setúbal”.

O Serviço Nacional de Acólitos (SNA), da Igreja Católica em Portugal, informa que a 28.ª Peregrinação Nacional de Acólitos, no dia 1 de maio ao Santuário de Fátima, tem como tema ‘Acólitos, companheiros de caminho’.

O SNA já divulgou o programa da peregrinação nacional que começa às 10h30, com concentrações por dioceses em várias rotundas de Fátima – a Diocese de Setúbal é na Rotunda dos Pastorinhos –, às 11h00, caminham até ao santuário, às 12h00, têm a oração do terço, na Capelinha das Aparições, e, às 15h00, a Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade.

O Serviço Nacional de Acólitos, departamento do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), está também a organizar a participação dos acólitos portugueses na Peregrinação Internacional de Acólitos 2024, de 29 de julho a 2 de agosto, em Roma.

‘Contigo’ (Is 41, 10), do texto bíblico de Isaías, no contexto de que Deus promete permanecer com Israel, é o lema da PIAR 2024, que vai acolher milhares de acólitos na capital italiana, destacou o SNA à Agência ECCLESIA.

CB

Partilhar:
Scroll to Top