Igreja: Bispo de Santarém reuniu Conselho Pastoral Diocesano, «depois de vários anos de inatividade»

Foto Diocese de Santarém

Santarém, 23 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo de Santarém reuniu com o Conselho Pastoral Diocesano, na manhã deste sábado, 23 de março, e dos trabalhos destaca-se a eleição do seu secretariado permanente, o Sínodo dos Bispos e a apresentação do jubileu da diocese Diocesano.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Santarém informa que a reunião começou com a oração inicial e a palavra de acolhimento de D. José Traquina, seguindo-se a eleição do secretariado permanente do Conselho Pastoral Diocesano.

Com a coordenação do vigário episcopal para a Pastoral de Santarém, o padre José Abílio (pároco de Almeirim), foram eleitos como membros do secretariado permanente deste Conselho: Francisco Pombas, da Vigararia de Santarém; a irmã Rita Baptista, em representação da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal; o diácono permanente Paulo Campino, do Secretariado Diocesano da Catequese, e Luís Fontainhas, da Vigararia de Almeirim.

Foto Diocese de Santarém

A Comissão para a preparação do Jubileu Diocesano (2024-25) para os 50 anos da criação da Diocese de Santarém, representada pelo padre Joaquim Ganhão e o diácono permanente Paulo Campino, apresentaram o projeto para este momento festivo, nomeadamente o logotipo, as datas celebrativas, e vários momentos pensados para este ano jubilar, que está previsto realizar-se de 16 de julho a 4 de outubro de 20225.

A Diocese de Santarém destaca também a apresentação da reflexão diocesana do relatório síntese da primeira sessão da Assembleia do Sínodo dos Bispos, pelo padre Pedro Marques e a Maria Carlos, responsáveis por esse processo nesta Igreja local.

“Numa fase menos participada que as anteriores, destacaram-se o compromisso pela corresponsabilidade na vida comunitária como urgente; o desafio de não excluir ninguém, propondo sempre caminhos de escuta, diálogo e participação; alertando-se para as dificuldades nas ausências de estruturas de comunhão nas paróquias e movimentos, nomeadamente com funcionamentos deficientes, como nos conselhos pastorais, o alheamento de muitos para as dificuldades nas comunidades”, destaca a nota, adiantando que outros aspetos entretanto serão divulgados à diocese.

O Conselho Diocesano de Pastoral, que reuniu hoje na Diocese de Santarém “depois de vários anos de inatividade”, é um órgão consultivo, que tem como objetivo aconselhar o bispo em relação à vida pastoral da Igreja local.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top