Igreja/Abusos: Corpo Nacional de Escutas manifesta «total solidariedade com as vítimas e as suas famílias»

«Reiteramos a nossa política de tolerância zero para com todas as formas de abuso» – Escutismo Católico Português

Lisboa, 13 fev 2023 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português manifestou hoje “total solidariedade” com as vítimas de abusos sexuais e as suas famílias, após a publicação do relatório da Comissão Independente para o estudo destes casos.

“Com a divulgação destes resultados, na sua maioria reportados pelo CNE, manifestamos a nossa total solidariedade com as vítimas e as suas famílias, e reiteramos que estamos, acima de tudo, focados no seu apoio e proteção”, indica uma nota da associação, enviada à Agência ECCLESIA.

“Lamentamos profundamente que tais situações tenham ocorrido, e reiteramos a nossa política de tolerância zero para com todas as formas de abuso”, assinalam os responsáveis do Escutismo Católico Português.

O CNE reafirma o compromisso de criar um “ambiente e uma cultura institucional” em que as vítimas se sintam “protegidas para reportar situações que tenham sofrido no passado ou no presente”.

Desde 2016, a associação tem uma estrutura interna denominada “Escutismo: Movimento Seguro”, para que “qualquer preocupação ou ocorrência possam ser relatadas”.

“Enquanto movimento da Igreja Católica, afirmamos o nosso compromisso em proteger as crianças e jovens que compõem a Associação, numa ação assente em três pilares: prevenir, identificar e intervir”, aponta o comunicado.

OC

Proteção de Menores: «Não toleraremos abusos nem abusadores» – D. José Ornelas (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top