História: Colóquio «Cister, os Templários e a Ordem de Cister» reflete sobre papel da ordem militar na sociedade

Tomar, Santarém, 20 ago 2014 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Cister e o Instituto Politécnico de Tomar vão promover o Colóquio Internacional ‘Cister, os Templários e a Ordem de Cister’ de 10 a 12 de outubro, no Convento de Cristo, em Tomar.

“A Ordem de Cister esteve na génese de algumas ordens militares medievais, entre elas a Ordem do Templo, e algumas outras adotaram uma observância e uma espiritualidade de matriz cisterciense”, explica a organização, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Segundo Associação Portuguesa de Cister o painel do II colóquio internacional, com o tema “Cister e as Ordens militares na Idade Média – guerra, Igreja e vida religiosa”, vai ser “constituído por um conjunto de conferências a cargo de alguns dos maiores especialistas portugueses e estrangeiros”.

Os 13 conferencistas, nos dias 10 a 12 de Outubro, vão refletir sobre temáticas como: “Cister e a reflexão teológica sobre a guerra”; “Violência sagrada e disciplina religiosa: normativa estatutária e regular das ordens militares”; e “a guerra e a religião nas manifestações artísticas e vestígios materiais”.

As sessões do colóquio vão ter lugar no scriptorium do Convento de Cristo, no Claustro dos Corvos; o número de participantes é limitado à lotação da sala e as inscrições vão ser “consideradas por ordem de chegada”, informa a Associação Portuguesa de Cister.

A associação destaca também que a cidade de Tomar foi, “sucessivamente, a sede da Ordem do Templo e da Ordem de Cristo e ainda hoje conserva os mais importantes legados materiais destas instituições” como o Castelo dos Templários, o Convento de Cristo e a Igreja de Santa Maria do Olival.

CB

Partilhar:
Scroll to Top