Guarda: «Revelar histórias de vocação serve para descomplicar» – padre Paulo Figueiró

Pastoral Juvenil, Vocacional e Universitária lança vídeos a cada dia da Semana dos Seminários, uma iniciativa que partiu dos jovens

Guarda, 03 nov 2022 (Ecclesia) – O padre Paulo Figueiró, da Diocese da Guarda, disse hoje à Agência ECCLESIA que a dinâmica de revelar histórias de vocação, em vídeo, na semana dos Seminários, “partiu dos jovens” e serve para “descomplicar”.

“A ideia nasceu de uma proposta de jovens que colaboram na equipa da pastoral juvenil e vocacional da Diocese da Guarda, e, ao jeito do sínodo, ouvimos o que os jovens queriam e achamos boa ideia”, conta o sacerdote, membro da equipa da Pastoral Juvenil, Vocacional e Universitária.

Segundo o padre Paulo Figueiró, a cada ano os seminaristas são convidados, na Semana dos Seminários, a estar “presentes num momento de oração comunitário” e irem às “paróquias dar testemunho” mas este ano houve outro desafio. 

Os jovens sentiram que era importante ouvir um seminarista, ouvir a história da vocação, para descomplicar o que é a vocação, que não é algo estranho, mas de alguém que sente um chamamento, afinal é descomplicar aquilo que é a história de qualquer cristão, em que há um chamamento, que neste caso é para ser padre”.

As gravações decorreram em “ambiente descontraído”, com entrevistas feitas “pelos jovens, bem como toda a gravação, edição e montagem” dos vídeos disponíveis nas redes sociais.

“Esta iniciativa está disponível para quem quiser e abrange um público mais alargado”, indica.

O padre Paulo Figueiró partilha que os sacerdote “nem sempre estão à vontade nem dominam” as redes sociais e esta iniciativa foi uma ajuda para chegar a todos.

“Até para o espírito do sínodo é muito importante, ora se não domino mas devo estar presente, vou com os jovens que ajudam a chegar a estes meios, conhecem melhor e contamos com a ajuda deles para chegar a outros”, defende.

Desde domingo, a Igreja Católica em Portugal está a celebrar a Semana de Oração pelos Seminários com o lema ‘Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo’, até ao dia 6 de novembro.

SN

Partilhar:
Scroll to Top